Nos dias de hoje as informações mais importantes e sigilosas de uma empresa são armazenados digitalmente, o que aumenta os riscos de criminosos virtuais acessarem e provocarem a perda dos dados. Isso aumenta a preocupação com a segurança da informação, forçando a utilização de medidas e ferramentas protetivas. 

Fazer uma boa gestão de segurança de informação não implica necessariamente em altos custos. Algumas práticas simples e fundamentais para evitar perdas financeiras e manter uma boa reputação da marca frente ao mercado são viáveis, portanto, pensar em investimento em tecnologia é cuidar de seu maior ativo, a informação.

Para implementar boas práticas de segurança da informação em uma empresa, é importante definir uma estrutura de gestão de forma adequada. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre SI e dar boas dicas para implementar uma em sua empresa. Confira!

O que é segurança da informação?

Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das empresas contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações.

A segurança da informação é aquele conceito por trás da defesa dos dados, detalhes e afins para assegurar que eles estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito ou as pessoas às quais foram enviados.

Por que a SI é tão importante para a sua empresa?

As ameaças à segurança aumentam quase na mesma proporção com que as inovações tecnológicas chegam ao mercado. É crucial inovar, transformar e partir para processos disruptivos, mas tão importante quanto, é defender e proteger as informações da sua empresa.

Atos ilícitos de cibercriminosos podem fazer com que as empresas parem suas operações; extravio de capital, ocasionado por alguma invasão; ransomware, ou seja, sistemas e dados indisponíveis e só liberados pelos cibercriminosos após o pagamento do sequestro; enfraquecimento da marca, assim que a informação de invasão vaza aos clientes; e processos dos clientes, ao descobrirem que seus dados pessoais ou sobre um novo produto, altamente confidencial, foram invadidos.

Não importa o tamanho de sua empresa, é fundamental garantir a segurança da informação, tanto para os dados operacionais quanto para os dos clientes. O planejamento cuidadoso, a implementação, o monitoramento e a manutenção com controles e procedimentos rigorosos são necessários para proteger todos os ativos, em especial as informações, algo extremamente valioso para qualquer organização.

Investir em segurança da informação é importante para proteger seus dados, como blindar suas transações online. Afinal, ataques cibernéticos, em geral, buscam lucrar com suas ações.

Boas práticas de SI

  • Manter os softwares atualizados e originais, pois os fabricantes estão sempre em busca de correções e atualizações contra ataques cibernéticos;
  • Possuir ferramentas de gestão de incidentes. Uma governança administrativa que priorize a proteção dos dados e arquivos é essencial;
  • Ter controle sobre os acessos, isso pode reduzir os riscos associados a senhas roubadas, já que um hacker mal-intencionado tem menos chances de obter acesso a tudo;
  • Fazer cópias de segurança. O backup ou cópia de segurança é um mecanismo fundamental para assegurar a disponibilidade da informação, caso as bases de dados em que a informação esteja armazenada sejam roubadas ou danificadas;
  • Investir em serviços e equipamentos voltados para a segurança. Investir em uma solução de segurança que não apenas detectem o software desatualizado em execução nos dispositivos de propriedade do usuário, mas também notifica que ele pode economizar tempo dos administradores, permitindo que os usuários resolvam rapidamente seus próprios dispositivos vulneráveis;
  • Implementar uma política de segurança. As políticas de segurança da informação só se tornam realmente eficazes a partir do momento em que os profissionais passam a atuar preventivamente;
  • Focar na educação dos funcionários. Os programas de treinamento de segurança mais bem-sucedidos não têm apenas a participação dos funcionários operacionais, mas sim de todos os níveis da organização. Isso ocorre simplesmente porque uma abordagem total é a melhor maneira de construir uma cultura de segurança em toda a empresa. 

Precisa garantir a segurança da informação de sua empresa? Conte com as soluções da Techlise! Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros textos com temas tão importantes como este. 

 

Comments are closed.