Os ataques de ransomware são realizados por meio de um código malicioso ou uma categoria de malware que tem a capacidade de infectar os equipamentos informatizados e tornar inacessíveis os seus arquivos. O hacker que deu origem à ameaça tem uma senha que permite o acesso aos dados, por isso ele envia ao proprietário as instruções para recuperação das informações. Essa prática é utilizada para ganhar dinheiro de forma fácil e rápida.

Apesar de ser assustador, é possível evitar os riscos.

No artigo de hoje vamos explicar sobre os ataques de ransomware e como proteger a sua empresa deste tipo de vírus. Confira!

O que é ransomware?

Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) utilizado por cibercriminosos. Se um computador ou rede for infectado com ransomware, ele bloqueia o acesso ao sistema ou criptografa os dados. Assim, os cibercriminosos exigem dinheiro de resgate de suas vítimas em troca da liberação dos dados.

Para se proteger contra infecções por ransomware, recomenda-se atenção e um software de segurança. As vítimas de ataques de malware têm três opções após uma infecção: pagar o resgate, tentar remover o malware ou reiniciar o dispositivo.

Vetores de ataque frequentemente usados por cavalos de Tróia de extorsão incluem o protocolo de área de trabalho remota (RDP), e-mails de phishing e vulnerabilidades de software. Um ataque de ransomware pode, portanto, ter como alvo tanto indivíduos como empresas.

Como proteger a sua empresa?

Confira e melhore seus backups

Certifique-se que os backups estão sendo bem feitos. Faça uma verificação completa nos arquivos de backup e no processo de backup para garantir que tudo o que é essencial seja protegido, que haja um backup recente armazenado fora da empresa e separado da rede, e que o processo de restauração seja testado e esteja funcionando corretamente.

Faça uma análise de risco

Investir em uma auditoria de segurança e análise de risco da segurança cibernética de terceiros é uma ótima maneira de descobrir se os seus sistemas são de fato seguros. Uma equipe de auditoria fará testes de invasão para verificar a segurança dos seus sistemas e a capacidade da sua empresa de impedir ataques de ransomware e outros ataques cibernéticos. Isso garantirá que você saiba o que requer mais atenção.

Treine os funcionários em segurança cibernética e proteção

Instrua seus colaboradores sobre prevenção de ransomware, isso é uma medida fundamental para a proteção dos seus dados. Certifique-se de que todos saibam como agir.

Tenha um plano de resposta rápida à mão para que todos saibam o que fazer se um computador ou dispositivo for infectado com malware, o que inclui se desconectar da rede, isolar os dispositivos infectados, alterar as senhas e notificar o administrador da rede.

Corrija as vulnerabilidades conhecidas

A aplicação de patches de software é uma parte muito importante da proteção contra o ransomware, mas muitas empresas não fazem isso com frequência.

Portanto, designe alguém para identificar regularmente os pontos fracos e monitorar de perto as vulnerabilidades que não podem ser corrigidas imediatamente. Também é bom fazer verificações periódicas de vulnerabilidades desconhecidas para que elas fiquem no seu radar.

Seja proativo

Tome medidas preventivas para manter os malfeitores afastados. Reforce suas defesas:

  • Defina uma lista de aplicativos autorizados;
  • Siga os especialistas em segurança online;
  • Cadastre-se para receber notícias nas mais diversas redes para ficar por dentro das novas táticas de ransomware e conhecer as tecnologias emergentes em segurança cibernética;
  • Agende verificações periódicas de acesso. 

Crie um plano de resposta e recuperação de desastres

Ter um plano abrangente de resposta e recuperação protegerá os dados, a receita e a reputação da sua empresa no caso de um ataque de ransomware bem-sucedido. Existem alguns recursos que podem auxiliar na criação de um plano.

Invista em uma solução integrada de proteção de dados e ransomware

O impacto de um ataque de ransomware bem-sucedido pode ter longo alcance e ação prolongada. Sem a proteção adequada contra o ransomware, seus sistemas podem ficar inativos por muito mais tempo do que seus SLAs, suas finanças e seus clientes tolerarão.

As soluções avançadas de proteção contra ransomware modernas são preparadas para bloquear, mitigar e atenuar as ameaças cibernéticas com tecnologias que combinam segurança cibernética com proteção de dados para todos os ambientes de TI.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre vários assuntos interessantes ligados a tecnologia, que podem ajudar a sua empresa.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!