A segurança da informação tem se tornado cada vez mais desafiadora. Ao mesmo ritmo que a tecnologia avança, os criminosos digitais também evoluem seus métodos de ataque.

Segundo um relatório da Norton Cyber Security, o Brasil é o segundo país que mais sofre com ciberataques. A prova disso são várias empresas sendo atacadas, e até mesmo figuras políticas. 

Os desafios são os mais variados. Desde o crescente volume de dados que precisa ser armazenado, até a evolução de vírus e malwares. 

E se você deseja manter o seu negócio mais protegido, precisa colocar algumas dicas de segurança da informação em prática.

Mantenha a sua infraestrutura de TI sempre atualizada

Manter equipamentos e softwares obsoletos é deixar as portas abertas para os criminosos digitais. Como os ataques são constantemente atualizados, a sua empresa também precisa se manter atualizada para ficar protegida.

Crie senhas complexas e troque periodicamente 

Ao contrário do que muita gente pensa, boa parte dos ataques hackers não acontece como nos filmes, com sistemas de alta segurança sendo “quebrados” por criminosos habilidosos. Na verdade, a maioria acontece por erros de protocolo humanos.

Uma senha fácil ou que é usada há anos é um desses erros. Por isso é importante que a empresa tenha senhas fortes e que elas sejam mudadas frequentemente. 

Invista em sistemas de controle de acesso

Os sistemas de controle de acesso são excelentes formas de melhorar a segurança da informação da sua empresa. Isso porque, eles permitem que você limite o acesso de cada colaborador e saiba o rastro de todos os usuários. 

Automatize os backups 

Perder dados pode gerar prejuízos financeiros gigantescos para uma empresa. Logo, não deixe de investir na automatização de backups do seu negócio.

Além de mais segurança, você ainda vai reduzir custos, se eles forem feitos em nuvem. 

Treine a equipe para que ela tenha boas práticas de segurança da informação

Como dito anteriormente, boa parte dos ataques hackers acontece por erros de protocolo humanos. Um Whatsapp que fica conectado automaticamente no computador, um e-mail que tenha senha simples, ou até mesmo o salvamento automático de informações em navegadores.

Por conta disso, é importante treinar a equipe para ter boas práticas de segurança da informação. Assim, todos poderão seguir os protocolos necessários para proteger a empresa. 

Invista em profissionais 

É essencial investir em profissionais de TI especializados. Seja por meio de uma equipe própria, ou através de terceirização.

São esses especialistas que poderão agir de forma rápida caso haja problemas na segurança da informação, bem como atuar de forma preventiva. Ou seja, analisar a estrutura do seu negócio e identificar problemas e riscos em potencial. 

Então, não deixe de investir nesse aspecto. Inclusive, isso é algo ainda mais importante para pequenas e médias empresas, uma vez que elas são os principais alvos de ataque, justamente porque boa parte não investe na proteção. 

Colocando essas dicas de segurança da informação em prática, será mais fácil manter a sua empresa protegida, evitando assim prejuízos financeiros e organizacionais.