Está em dúvida sobre o momento certo de contratar uma Consultoria de TI? Muitos empreendedores têm esse mesmo tipo de questionamento.

Os problemas técnicos começam a surgir, os processos empacam no mesmo lugar, a produtividade começa a cair e os resultados são afetados. Essas situações deixam qualquer empreendedor de cabelos em pé.

E quando essas situações revelam a necessidade de uma Consultoria de TI? É sobre isso que vamos falar nesse post.

Existe um momento certo para contratar Consultoria de TI?

A verdade é que não existe um único momento certo para se Consultoria de TI. Isso porque esse tipo de serviço pode ser necessário em várias situações distintas.

Boa parte das empresas acredita que ter um consultor especializado é necessário apenas quando problemas de tecnologia surgem. Contudo, esse é apenas um dos cenários onde ele pode ser útil.

Uma Consultoria de TI tem como função fornecer orientação e conselhos sobre as melhores alternativas perante as necessidades do cliente. Logo, ela pode ser útil em situações como:

  • Expansão da empresa;
  • Abertura de um empreendimento;
  • Troca de equipamentos ou softwares;
  • Criação de um departamento próprio de TI;
  • Upgrade de softwares;
  • Capacitação de funcionários;
  • Orçamentos;
  • Orientação sobre as melhores alternativas de TI no mercado entre outras.

Logo, é possível contratar uma Consultoria de TI em vários momentos. Geralmente, a necessidade está diretamente ligada ao fato do empreendedor ter dúvidas sobre as alternativas que podem atender suas demandas.

Momentos mais indicados para se contratar uma Consultoria de TI

Como você pode ver acima, existem vários momentos onde é possível contratar uma Consultoria de TI. Contudo, existem alguns específicos onde a contratação desse tipo de serviço é altamente recomendada.

  • Projetos de segurança

O desenvolvimento e aplicação de projetos de segurança exige a presença de especialistas no assunto. São os consultores que conseguirão identificar as vulnerabilidades da rede, principais ameaças, perfis de usuários e outros dados fundamentais.

E com base nessas informações que será possível desenvolver uma estratégia de segurança adequada e eficiente.

  • Migração para nuvem

A migração para nuvem é um processo complexo e demorado, principalmente se o volume de dados for alto demais. Por conta disso, é fundamental contar com uma Consultoria de TI.

Ela fará toda a parte de mapeamento, testes e migração dos dados. Com isso, você terá a certeza que não perderá nada ao longo do caminho.

  • Problemas na rede

E mais um dos momentos que indicam a necessidade imediata da contratação de uma Consultoria de TI. Isso porque, os problemas afetam diretamente todo o funcionamento do seu negócio.

A produtividade cai, pois os processos demoram a ser executados ou até mesmo empacam. Eles também geral perdas financeiras, o que pode desestabilizar a saúde financeira do seu empreendimento.

Logo, ao primeiro sinal de qualquer coisa da rede não está funcionando, o ideal é chamar uma Consultoria de TI. Ela poderá identificar o problema e indicar a melhor solução.

Está precisando de uma Consultoria de TI? Então entre em contato agora mesmo com a Techlise e solicite o seu orçamento.

Deixe um comentário

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.