A gestão de Senhas no meio corporativo é um assunto muito sério. Afinal, os dados que circular nas redes de empresas são de extrema importância, e em alguns casos até mesmo confidenciais.

Por conta disso as senhas devem ser protegidas ao máximo. Caso contrário, as chances do seu negócio ter algum tipo de problema como roubo de dados ou até mesmo vírus em redes.

Nesse post, você verá algumas dicas de como manter o seu negócio protegido através de uma boa gestão de senhas. Confira!

Dicas para manter suas senhas protegidas e o seu negócio seguro

Para gerenciar as informações de acesso do seu negócio, é importante colocar alguns hábitos em prática. São algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença.

  • Não tenha a mesma senha para vários software ou conta

Imagine que um criminoso virtual descubra a senha de sua empresa. E que ela é usada em grande parte das contas e programas do seu empreendimento.

Ele terá fácil acesso a uma série de dados do seu negócio. Por isso, nunca tenha a mesma senha para mais de um programa, conta ou usuário.

  • Use programas específicos para o armazenamento de senha

Existem alguns programas e aplicativos específicos para o armazenamento de senhas. Eles têm segurança redobrada, e garantem que os seus dados sejam guardados com mais proteção.

O ideal é que apenas os funcionários de segurança tenham esse tipo de acesso.

  • Mude todas as senhas a cada três meses

Outra dica de gestão de senhas é mudar elas a cada três meses. Muitas empresas passam anos com os mesmos dados de acesso, o que aumenta drasticamente as chances de invasões.

Por conta disso, essas mudanças periódicas são extremamente indicadas.

  • Nada de salvar senhas no navegador

Todos os navegadores oferecem a opção de salvar senhas. Contudo, essa é uma prática que pode diminuir e muito o nível de segurança do seu negócio. Isso porque, se um criminoso invadir o computador, terá acesso facilitado a todos os dados.

O mesmo acontece com dados financeiros salvos em sites de compras. O ideal é sempre anotar tudo em um dispositivo separado, que tenha outros sistemas de proteção.

  • Senha longas, com letras, números e caracteres especiais

Muita gente tende a criar senhas curtas e sequencias (como 1234) para ter mais agilidade no acesso. Mas, isso também acaba diminuindo e muito o nível de segurança delas.

Logo, se você quer proteger o seu negócio, trate de criar senhas longas, que usem letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais (*/! Entre outros). Dessa forma, será muito mais difícil de um invasor conseguir descobrir o dado de acesso e assim invadir a rede, sistemas e roubar informações do seu negócio.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de senhas, não deixe de colocar essas dicas em prática. Além disso, não deixe de procurar uma empresa de TI especializada para auxiliar em toda a questão de dados do seu negócio.