Existem muitas ameaças digitais que podem colocar em risco um negócio. E entre elas está o Ransomware.

Esse tipo de agente maléfico é um golpe cada vez mais utilizado, e que pode gerar sérios prejuízos para o seu empreendimento, inclusive financeiros. E nesse post vamos falar mais a fundo sobre ele. 

O que é Ransomware?

O Ransomware nada mais é do que um um software malicioso. A grande diferença dessa ameaça é que ela invade o seu computador e “captura” o seu sistema. 

Em seguida, os criminosos responsáveis pelo ataque exigem uma quantia em dinheiro para devolverem o sistema. E o pior é que esse tipo de agente malicioso pode entrar na rede do seu negócio de maneira muito simples. 

Basta clicar em um link malicioso para ter todo o sistema infectado em segundos. 

Qual a importância de se prevenir?

Se prevenir do Ransomware é essencial, uma vez que esse é um tipo de ataque virtual que gera diretamente prejuízo financeiro. Além disso, é preciso ter em mente que mesmo pagando a chantagem feita pelos criminosos virtuais, você ainda corre o risco deles copiarem arquivos sigilosos do seu empreendimento.

Ou pior, chegar até os seus clientes por meio de informações fornecidas para a sua empresa. 

O que fazer em caso de Ransomware?

Se por ventura você for vítima de Ransomware, a primeira coisa a ser feita é buscar uma empresa especializada em segurança de TI para que ela possa fazer um diagnóstico da situação e tentar recuperar o acesso ao sistema. 

Além disso, caso haja o comprometimento de informações sigilosas de clientes, é necessário avisá-los uma vez que elas podem ser usadas para outros golpes. Outra medida a ser tomada é ir até uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência sobre o ataque. 

Dicas para evitar esse tipo de agente maléfico 

A prevenção é essencial quando o assunto é segurança de dados. Além do Ransomware, existem vários outros tipos de agentes maléficos digitais que podem invadir o seu sistema. 

E para evitar esse tipo de ataque, é importante colocar algumas dicas em prática. 

  • Antivírus e firewall

Sempre conte com um bom antivírus e um bom firewall instalados em todos os dispositivos da empresa. Isso ajudará na proteção de informações.

  • Não clique em links estranhos 

Nunca clique em links estranhos e de remetentes desconhecidos. Eles são portas para uma série de tipos de malwares e vírus. 

  • Invista em soluções de proteção 

Hoje os dados de uma empresa têm o mesmo valor que o dinheiro dela. Por isso, é importante que você invista em soluções de proteção para o seu negócio. 

Tenha em mente que os criminosos miram principalmente nas pequenas e médias empresas, uma vez que elas tendem a não ter sistema de segurança de TI. Então, não deixe de procurar uma empresa especializada para avaliar quais estratégias podem ser adotadas. Quer mais dicas sobre como proteger sua empresa de Ransomware e de outras ameaças digitais? Então entre em contato com a Techlise!

Deixe um comentário

Que tal ser o primeiro a receber nossos conteúdos sobre tecnologia?

Receba nossos conteúdos em 1ª mão.