Em uma Era onde os dados são transmitidos praticamente 24h por dia, saber o que é cibersegurança é essencial. Principalmente para empreendedores que desejam evitar dores de cabeça com vazamentos e roubos de informações. 

Para se ter uma ideia, apenas em 2020, a quantidade de ataques cibernéticos cresceu cerca de 350%, de acordo o estudo “Tendências de Adoção de Soluções de Segurança e IAM”, da Gartner.

Esses episódios têm acontecido em diversas esferas. Inclusive, em 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revelou que sua rede de Tecnologia da Informação (TI) sofreu um ataque cibernético durante as sessões. 

O que é cibersegurança?

Mas afinal de contas, o que é cibersegurança? Ela nada mais é do que um conjunto de práticas que visa proteger computadores, servidores, smartphones, sistemas eletrônicos, redes sociais e dados de modo geral, de ataques cibernéticos.

Esse conjunto pode ser aplicado em vários contextos, e até mesmo dividido em grupos, tais como: 

  • Segurança de rede;
  • Segurança operacional;
  • Segurança de informações;
  • Recuperação de desastres em negócios;
  • Educação do usuário final

Dicas para melhorar a segurança da sua empresa 

Se você deseja proteger sua empresa contra ameaças digitais, mais do que saber o que é cibersegurança, é fundamental implementar algumas boas práticas na rotina empresarial. E abaixo a Techlise separou algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.

  • Mantenha seus softwares e sistemas sempre atualizados 

Qualquer software ou sistema desatualizado dentro de uma empresa pode abrir margem para ataques virtuais. Isso porque, quando a ferramenta está desatualizada, ela não possui os patches de segurança necessários para evitar novas ameaças. 

Por isso, sempre mantenha as ferramentas do seu negócio atualizadas. 

  • Faça a orientação de seus colaboradores

Muita gente não sabe, mas os erros humanos são responsáveis por boa parte das falhas de segurança. Desde deixar periféricos acessíveis para qualquer pessoa, até senhas fracas ou óbvias. 

Logo, mais uma das dicas fundamentais para garantir a proteção dos dados da sua empresa é fazer a orientação dos colaboradores. O ideal é que eles sejam treinados para atuar de maneira protetiva e cuidadosa, evitando erros comuns que podem custar caro para o seu negócio. 

  • Conte com mecanismos de segurança de ponta 

Uma das regras básicas de segurança da informação é sempre contar com um antivírus. Mas, no caso de empresas, é essencial contar com mecanismos de segurança adicionais, como a criptografia. 

Lembre-se que você está lidando com dados sensíveis, e que camadas adicionais de proteção irão dificultar possíveis ataques ao seu negócio.

  • faça o backup de dados periodicamente

O backup de dados é uma medida focada justamente em possíveis ataques. Através desse tipo de cuidado, caso sua empresa seja atacada, ela terá todas as informações salvas em um local protegido, evitando assim perdas que possam gerar altos custos. 

E hoje já existem diversos tipos de backups, incluindo em nuvem, justamente para otimizar a segurança dentro de qualquer tipo de negócio. 

Quer ficar por dentro das tendências e novidades do mercado de TI? Então não deixe de assinar nossa newsletter e receba os conteúdos da Techlise sempre em primeira mão. 

× Falar com Especialista!