Com a vida cada vez mais digital, a segurança de dados vem sendo discutida cada vez mais, pois ela é responsável por proteger as informações dos usuários que são compartilhadas na rede.

Com a transformação digital, a segurança dos dados nas empresas passou a ser objeto de grande preocupação, boa parte das estratégias de negócio depende dessas informações, principalmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe severas penalidades em caso de vazamentos de dados pessoais.

Assim, proteger os dados é mais que uma necessidade, é uma obrigatoriedade e, até mesmo, uma questão de sobrevivência.

Para evitar que isso aconteça, é preciso implementar boas práticas de segurança dos dados nas empresas. Por isso, hoje vamos explicar um pouco mais sobre segurança de dados e apresentar algumas destas práticas. Confira!

O que é segurança de dados?

A segurança de dados diz respeito a todas as ações tomadas, sejam elas preventivas ou reativas, com o intuito de preservar as informações que os usuários compartilham na internet.

O objetivo é proteger os dados contra roubos, modificações não autorizadas e acessos maliciosos de terceiros.

A segurança se pauta nos seguintes aspectos: confiabilidade, autenticidade, conformidade, disponibilidade e irretratabilidade.

Para que serve a segurança de dados?

Segurança de dados serve para proteger as informações dos usuários que são compartilhadas na internet, através de estratégias e ferramentas específicas.

Ela é primordial para sites e redes sociais. Um site seguro, protege os dados dos clientes, além de passar mais credibilidade, melhora a experiência do cliente, especialmente para aqueles que utilizam sites e-commerces. Sem contar que ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de buscas.

E para as empresas, essa segurança é ainda mais importante. Isso porque, além de garantir segurança contra ataques externos, também previne que os dados sejam vazados e comprometidos internamente.

Práticas de segurança de dados nas empresas

Faça backup dos seus dados

Ter um backup atualizado é fundamental para garantir a continuidade do negócio. Nesse sentido, o backup na nuvem tem se mostrado uma solução altamente eficaz, além de apresentar o melhor custo-benefício do mercado.

Treine seus colaboradores

Tem que haver investimento nos colaboradores, treiná-los para que eles possam identificar ameaças e situações de risco, para que todo o ambiente empresarial esteja seguro.

Gerenciamento de dispositivos móveis

Os dispositivos móveis passaram a ser uma ferramenta indispensável de trabalho. Portanto, é preciso implementar soluções efetivas que permitam garantir a segurança das informações sem interferir na privacidade dos colaboradores.

Controle de acesso à internet

O controle de acesso à internet, além de ajudar a garantir a segurança dos dados nas empresas, também favorece o aumento da produtividade. Além disso, essa prática permite uma melhor gestão dos recursos, como largura de banda.

E-mail criptografado

A utilização de um e-mail criptografado é altamente recomendável para ajudar a garantir a segurança dos dados nas empresas.

Uma boa equipe de TI

Com as ameaças cibernéticas que surgem com maior frequência, além de adotar soluções eficazes e configurar suas ferramentas tecnológicas de forma adequada, é indispensável uma boa equipe de TI na gestão das políticas de segurança e no atendimento aos usuários.

Por isso, é recomendável contar com o auxílio de parceiros que ofereçam serviços de segurança e suporte, como a Techlise. Assim, você consegue garantir o máximo de proteção aos dados no seu ambiente empresarial. Entre em contato conosco!

Comments are closed.

× Falar com Especialista!