Já parou para pensar quanto tempo levaria para recuperar os dados de sua empresa em caso de ataque cibernético, ou nos prejuízos que você teria com arquivos perdidos por erro de usuário?

É essencial que você faça essas perguntas para compreender a importância e as vantagens do backup em nuvem. E para ajudar você a entender por que cada vez mais empresas têm investido no backup em nuvem, nós preparamos este post. Confira.

O que é backup em nuvem

Backup em nuvem, pode ser online ou remoto, é um tipo de serviço por meio do qual os recursos e a infraestrutura de computação em nuvem são usados para criar, editar, gerenciar e restaurar dados, serviços e aplicativos. Ele é altamente flexível e escalável.

Qual a importância do backup em nuvem?

O backup em nuvem é importante para a sua empresa porque visa garantir segurança principalmente no desenvolvimento de novos negócios, pois, os seus sistemas, registros e dados mais importantes poderão ser recuperados de maneira rápida e fácil em casos de ataques cibernéticos e problemas diversos.

Na prática, o backup em nuvem permite que sua organização envie uma cópia dos dados do seu ambiente para a nuvem. Dessa forma, se os dados forem comprometidos, você poderá restaurar as informações, garantir a continuidade dos negócios e se defender contra as devastadoras crises de TI.

As vantagens do backup em nuvem

Acesso remoto

O backup em nuvem é um processo feito praticamente igual ao dos formatos tradicionais, entretanto, o armazenamento dos dados é remoto e não mais em HDs externos, pen drives, CDs. Assim, não há mais o manuseio direto dos arquivos, o que permite um ganho de produtividade.

Informações criptografadas

Só tem acesso às informações armazenadas em backup em nuvem as pessoas envolvidas no processo, que tenham a chave de segurança.

Investimento menor

Todo o custo de aquisição de ferramentas e hardwares para armazenar e fazer cópias de segurança internamente são reduzidos, já que a infraestrutura cabe ao fornecedor de backup em nuvem. Além do fato de que é possível contratar somente o necessário e ter flexibilidade para expandir a capacidade conforme o negócio cresce, o que implica em diminuição de gastos em TI.

Segurança

Ao contrário das mídias tradicionais que poderiam apresentar falhas, perda de dados, roubos, o backup em nuvem está mais seguro. Nesta tecnologia, os dados são enviados para servidores externos e contam com pouca ou quase nenhuma intervenção humana, são criptografados no envio e no armazenamento e replicados (espalhados por diversos servidores). Ainda que suas máquinas sejam atacadas virtualmente, os dados estarão a salvo com o fornecedor de cloud.

Foco no seu negócio

Obviamente, que com todas as informações e dados importantes salvos em backup em nuvem, portanto, preservados nas mãos de especialistas no assunto, você não precisará se preocupar e terá mais tempo para focar em seus clientes e negócios.

Escalabilidade e rapidez na implementação

Não há implementação de equipamentos e softwares para fazer backup nos servidores internos, para contratar o serviço de backup em nuvem basta assinar o contrato com o fornecedor para ter a solução em questão de minutos, em poucos cliques.

E, ao contratar o serviço de backup em nuvem, você pagará somente pelo serviço que usar, assim, conforme o crescimento da empresa e da demanda por armazenamento não é necessário adquirir mais equipamentos, basta apenas alterar o contrato. Da mesma forma, se houver diminuição da demanda, você apenas diminuirá o uso.

Agilidade, disponibilidade e mobilidade

Basta ter acesso à internet, pois, todas as informações estão armazenadas online e tudo pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. Sem contar que os backups são realizados de forma automática, você precisa no máximo sincronizar os dispositivos.

Disaster Recovery

O termo Disaster Recovery traduzido significa recuperação de desastres. É uma espécie de backup em nuvem, trata-se de um conjunto de ações estratégicas preventivas e recuperativas, que objetiva evitar que uma empresa perca todos os seus dados e informações quando ocorre um imprevisto.

Roubos, crimes cibernéticos, falhas nos equipamentos, erros humanos, queda de energia ou desastres naturais que impactam os ambientes são alguns dos motivos que levam as empresas a procurarem por esse tipo de solução.

O Disaster Recovery quando bem implantado, proporciona diversos benefícios para as empresas, tais como: custos reduzidos, implantação facilitada e seguranças para dados.

Então, entendeu porque é importante e quantos benefícios a sua empresa pode ter com backup em nuvem? Assine nossa newsletter e fique por dentro de vários outros assuntos interessantes ligados a tecnologia.

Comments are closed.