A web, por um longo período, era um ambiente apenas de navegação para pesquisas, compras e comunicação. Mas, isso mudou desde que o digital passou a ser parte fundamental na execução de nossas atividades rotineiras e parte central nas empresas. Em meio a essa transformação digital, é fundamental falar sobre a segurança digital.

Segurança digital é o nome para a prática de proteger dispositivos pessoais ou de armazenamento, sistemas, redes, servidores, programas e Internet das Coisas contra ataques cibernéticos.

Com os avanços da tecnologia e o crescimento de ataques cibernéticos, estabelecer uma segurança digital tanto no âmbito pessoal quanto de trabalho, se tornou algo essencial.

A segurança durante o uso das aplicações online é algo que passa por boas práticas e parâmetros de proteção. Para empresas, então, isso é essencial.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a segurança digital e sua importância para a sua empresa. Vale a pena conferir!

O que é segurança digital?

Ao operar uma rede social, por exemplo, estamos trocando informações, autorizando conexões e expondo nossos dados em diversos momentos. Do mesmo modo acontece quando o colaborador de sua empresa acessa um software na nuvem, por exemplo, realizando um login e acessando arquivos que estão hospedados nesse ambiente online. Ou seja, há riscos relacionados a toda atividade que é realizada, independentemente do nível de cuidado que tomamos. Assim, a segurança digital tem o papel de propor a proteção com o suporte de medidas e parâmetros de segurança.

A segurança digital é a prática de proteger sistemas, redes e programas de ataques virtuais que visam acessar, alterar ou destruir informações confidenciais. Ela é um importante segmento de TI dedicado para bloquear as ameaças que são vistas atualmente no ambiente digital.

Tipos de ameaça à segurança digital

  • Phishing: Prática de envio de e-mails fraudulentos que se assemelham a e-mails de fontes confiáveis, que visa roubar dados confidenciais, como números de cartões de crédito e informações de login.
  • Ransomware: É um tipo de software mal-intencionado, projetado para extorquir dinheiro ao bloquear acesso a arquivos ou sistema do computador até que o resgate seja pago.
  • Malware: É um tipo de software projetado para obter acesso não autorizado ou causar danos em um computador.
  • Engenharia social: É uma tática que adversários usam para o manipular a fornecer informações confidenciais.

Qual é a diferença entre segurança digital e segurança da informação?

O termo segurança digital pode ser confundido com segurança da informação. Embora estejam interligados, a segurança digital busca garantir a proteção de dispositivos e sistemas virtuais, já a segurança da informação procura manter os dados presentes nesses dispositivos e sistemas a salvo de acessos ilegais e de roubo.

Por que a segurança digital é importante?

Estamos em um mundo cada vez mais conectado, portanto, cada vez mais necessitamos de programas avançados de defesa virtual. À medida que a troca de dados e a operação online acontece de forma mais dinâmica, naturalmente aumentam consideravelmente os riscos à integridade de dados e softwares de empresas e de pessoas físicas.

Assim, existem algumas razões que sustentam a necessidade de implementar a segurança digital como: proteger dados estratégicos; controlar a operação no digital; e evitar fraudes financeiras.

Agora que você entendeu sobre segurança digital e a sua importância para a sua empresa, precisa contar com profissionais especializados do segmento de proteção. Conte com a Techlise! Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros textos com temas tão importantes como este.

Comments are closed.