Testes automatizados têm como objetivo minimizar os problemas da abordagem manual, o tempo despendido e, consequentemente, o custo final. Para isso, se fundamentam no uso de ferramentas para controlar a execução de testes de software, por meio da aplicação de estratégias.

A automação permite que o teste seja repetido várias vezes, sendo mais fácil encontrar novos erros através da repetição e da simulação de cenários específicos. Entenda mais sobre o assunto no texto de hoje.

O que é teste automatizado?

O teste automatizado é a aplicação de ferramentas de software para automatizar um processo manual conduzido por humanos de revisão e validação de um produto de software.

O teste automatizado coloca as responsabilidades de propriedade nas mãos da equipe de engenharia. Os planos de teste são desenvolvidos junto com o desenvolvimento regular de recursos de roteiro e, em seguida, executados automaticamente por ferramentas de integração contínua de software. O teste automatizado promove o tamanho enxuto da equipe de garantia de qualidade e permite que ela se concentre em recursos mais sensíveis.

Por que a automação de testes é importante?

O foco da entrega contínua é entregar novos lançamentos de código o mais rápido possível para os clientes. O teste automatizado é fundamental para esse objetivo. Não há como automatizar a entrega aos usuários se houver uma etapa manual e demorada no processo de entrega.

Vantagens de testes automatizados

Escalabilidade

Não é possível escalar a execução de testes manuais. Assim, a automação de testes permite manipular verificações para atender praticamente qualquer número de alterações e também escalar a execução dos testes em localização. Pois, com os devidos cuidados (automações e gerência de configuração e dados), os testes se tornam portáveis para praticamente qualquer ambiente.

Confiabilidade

Os testes automatizados estão menos suscetíveis a falhas humanas, pois sempre são repetidos da mesma maneira.

Isso permite uma confiabilidade constante na qualidade do produto, assim agilizando o processo de desenvolvimento e lançamento da aplicação.

Os testes automatizados também são uma forma de garantir o nível de segurança da aplicação, pois a rigorosidade de testagem não flutua entre um teste e outro.

Ciclos de feedback mais rápidos

A automação de testes, combinada com outras automações no processo de desenvolvimento de software, promove ciclos de feedback mais rápidos. Problemas de qualidade, configuração e implantação podem ser detectados antecipadamente e tratados de modo a reduzir totalmente (ou quase todo) o impacto no usuário final.

Economia de recursos

Apesar de consumir mais recursos no início do trabalho, a automação de testes torna possível ampliar o escopo do projeto para escalas e complexidades muito maiores. Ao garantir que o produto seja corretamente testado toda vez, a equipe minimiza os riscos de retrabalho, causado por erros humanos no processo de testagem.

Otimizar o tempo de testagem permite direcionar os recursos a outras atividades, como o aprimoramento da aplicação, o prosseguimento do desenvolvimento ou até mesmo o trabalho em outros projetos.

Desenvolvimento mais rápido

Após o desenvolvimento e validação dos sistemas de testagem da aplicação, o desenvolvimento se torna ainda mais ágil e veloz. O tempo economizado com a testagem manual pode ser aplicado a outras atividades, como correção de bugs, aprimoramento de funcionalidades e o desenvolvimento de novas versões do software, além de outros projetos não relacionados.

Mais valor agregado à aplicação

Uma aplicação bem acabada, livre de bugs e problemas de usabilidade, estável e de confiança tem um valor agregado muito mais alto do que um produto similar de qualidade inferior. Isso é crucial para o estabelecimento de uma sólida base de usuários para a aplicação, permitindo o sucesso da operação.

Essas são vantagens significativas para o uso do teste de softwares automatizados. Testes automatizados oferecem: qualidade, redução de custos e melhor retorno sobre investimento. 

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão textos interessantes como este.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!