Você já sabe que a tecnologia é peça imprescindível para o bom funcionamento de qualquer empresa, não é mesmo?

O setor de TI ganhou uma posição de grande importância dentro das empresas com os avanços tecnológicos, pois, cabe a ele gerir, controlar e garantir a qualidade dos produtos ou serviços prestados.

E para que o setor de TI execute suas funções com excelência e qualidade, é preciso que os recursos, sejam eles os softwares e/ou sistemas, estejam alinhados com os objetivos da empresa.

E, ainda, para que todos esses recursos tenham um bom funcionamento, é necessário seguir algumas práticas para que as ferramentas de TI sejam realmente assertivas e tragam bons resultados para a empresa. Isso é um grande desafio.

Por isso, ter controle sobre os processos da sua empresa é fundamental para obter sucesso em seu negócio.

Por isso, a governança de TI deve ser pensada e tem um papel essencial dentro da empresa, pois, cabe a ela definir processos, elaborar e planejar estratégias que deem vantagens competitivas às ferramentas de TI.

Ficou curioso em saber mais sobre governança de TI e qual a sua importância dentro da empresa? Confira este artigo.

O que é governança de TI?

A governança de TI é um conjunto de ações, políticas, regras e processos que gerem uma empresa, direcionada para a gestão das ferramentas, recursos e soluções em TI.

Tais práticas garantem a segurança da informação nos processos executados em uma organização, assim como a disponibilidade e total funcionamento das tecnologias da informação e durabilidade de todo o sistema implantado.

Ou seja, a partir de diretrizes, normas e políticas criadas com a finalidade de melhorar o desempenho do seu negócio, a governança de TI estabelecerá uma direção a ser seguida e fiscalizará para garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do seu negócio para que possam agregar valor a ele.

Assim, considerar a governança de TI em seu negócio é executar práticas que buscam o alinhamento do setor com as diretrizes e objetivos da empresa. É desenvolver e aplicar um conjunto de ações estruturadas a fim de otimizar a atuação de todo o setor.

Por que a sua empresa precisa ter governança de TI?

Depois de entender o que é governança de TI, você precisa compreender a importância de tê-la em sua empresa.

A definição de Governança de TI já diz um pouco sobre o quão importante é e deixa claro que ela é uma área que vai além do suporte aos processos de negócio, ela é essencial para o planejamento estratégico das empresas.

Implementar estruturas de Governança de TI traz melhorias aos seus negócios, pois ela garante a segurança de toda a informação que permeia na empresa e assegura a durabilidade e eficiência de todos os recursos de TI.

Além da segurança, existem outros benefícios importantes que a implantação da governança de TI traz para sua empresa:

  • Dá visibilidade e transparência aos processos;
  • Automatização de processos, o que melhora a produtividade e reduz os custos;
  • Facilita a identificação dos problemas, muitas vezes até antes que aconteçam;
  • Ao prever problemas e riscos, garante estratégias mais assertivas no processo de tomada de decisão;
  • Facilita o uso dos recursos de TI pelos colaboradores;
  • Ao otimizar processos aumenta a competitividade de seu negócio;

Ter governança de TI em sua empresa coloca você à frente de seus concorrentes.

Gostou do artigo? Então, leia muitos outros posts interessantes relacionados à tecnologia, assine nossa newsletter.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!