No cenário em constante evolução da tecnologia, a automação se tornou uma peça-chave para garantir eficiência operacional e liberação de recursos para inovação. Nesse contexto, o Red Hat Ansible Automation Platform emerge como uma ferramenta poderosa, permitindo que as equipes se concentrem na inovação, ao invés de perder tempo em tarefas demoradas e propensas a erros de gerenciamento.

Visão Geral do Red Hat Ansible Automation Platform

O Ansible Automation Platform oferece uma solução abrangente para o gerenciamento de infraestrutura, independente de sua localização – seja em ambientes on-premise, na nuvem ou na edge. A facilidade de uso, aliada a uma interface intuitiva, torna a automação acessível mesmo para equipes não especializadas, permitindo que elas gerenciem uma variedade de casos de uso empresarial.

Funcionalidades e Benefícios

Complexidade Reduzida: A automação orientada a eventos e as funcionalidades de fácil utilização aceleram processos, reduzindo o tempo gasto em tarefas propensas a erros.

Controle de Custos: A consolidação da infraestrutura em uma única plataforma flexível não apenas economiza recursos, mas também aumenta a capacidade de adaptação às mudanças de maneira mais eficiente.

Consistência Assegurada: Fluxos de trabalho automatizados garantem a uniformidade na configuração da infraestrutura híbrida, proporcionando uma gestão mais eficaz.

Escalabilidade Rápida: Respostas ágeis e consistência nas configurações são alcançadas ao gerenciar cargas de trabalho em diversos ambientes, como data center, várias nuvens e edge.

Colaboração Efetiva: A plataforma comum facilita a conexão entre equipes de DevOps e infraestrutura como código (IaC), promovendo a troca de melhores práticas e conteúdos sobre automação.

Gerenciamento da Conformidade: A automação simplifica a aplicação de patches de segurança e garante configurações consistentes, tanto em sistemas on-premise quanto na nuvem, atendendo às regulamentações e reduzindo o tempo de inatividade.

Integração Abrangente

Implementar uma estratégia abrangente de automação em toda a empresa implica não apenas automatizar os processos de TI, mas também abranger todas as tecnologias, equipes e organizações envolvidas. A plataforma de automação Ansible adota uma abordagem centrada na automação, permitindo o gerenciamento abrangente da infraestrutura, que inclui o Red Hat Enterprise Linux®, Microsoft Windows, plataformas de ITSM, hipervisores, armazenamento e muito mais. A integração do Ansible Automation Platform com soluções líderes do setor, como SAP S/4 HANA® e Microsoft SQL Server, oferece suporte total para gerenciar de forma unificada toda a infraestrutura.

Com o Ansible Automation Platform, é possível realizar as seguintes ações:

 

  1. Gerenciar a aplicação de patches, provisionamento, subscrições e conteúdo do Red Hat Enterprise Linux.
  2. Executar tanto o Microsoft Windows Server quanto o Red Hat Enterprise Linux por meio de uma única interface intuitiva.
  3. Implementar e gerenciar o Red Hat Enterprise Linux no SAP S/4 HANA, desde o design e implementação do Dia 0/Dia 1 até a manutenção e otimização do Dia 2.
  4. Simplificar a instalação, configuração e ajuste do Microsoft SQL Server em execução no Red Hat Enterprise Linux.
  5. Provisionar e configurar máquinas virtuais e armazenamento.
  6. Manter a estabilidade e o desempenho dos dispositivos de edge.
  7. Configuração de Firewalls: Configure regras de firewall para garantir a segurança do servidor.
  8. Configuração de Bancos de Dados: Automatize a configuração de bancos de dados e usuários associados.
  9. Configuração de Redes: Automatize configurações de rede, como interfaces, roteamento e DNS.
  10. Integração Contínua e Implantação (CI/CD): Automatize pipelines de CI/CD para compilar, testar e implantar código automaticamente.
  11. Implementação de Políticas de Segurança de Conformidade: Automatize a verificação e aplicação de políticas de segurança para garantir conformidade com regulamentações.
  12. Configuração de Monitoramento de Logs: Configure a coleta e análise automatizada de logs para monitoramento proativo.
  13.  Escalonamento Automático de Recursos: Ajuste automaticamente a capacidade de recursos conforme a demanda, escalando horizontal ou verticalmente.

E muito mais!

Casos de Sucesso

Blue Cross Blue Shield of North Carolina: Ao adotar uma abordagem adaptável e automatizada, a Blue Cross NC economizou 70 mil horas de trabalho e mais de US$ 850 mil em dois anos.

Sapphire Health Technology Services: Utilizando a automação para acelerar a criação de servidores e simplificar processos, a Sapphire otimizou suas operações, resultando em eficiência operacional e redução de custos.

AIA Group: Eliminando processos manuais com o Ansible Automation Platform, o AIA Group reduziu o tempo de lançamento de serviços, acelerou a migração para a nuvem e aumentou sua eficiência operacional.

Conclusão

Em conclusão, o Red Hat Ansible Automation Platform não apenas simplifica a automação da infraestrutura, mas também impulsiona a eficiência operacional, promovendo a inovação contínua. Ao adotar essa solução, as organizações podem enfrentar os desafios da transformação digital com confiança e agilidade. Fale com um especialista da Techlise para explorar como a automação pode revolucionar sua infraestrutura de TI.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!