A segurança da informação é um conjunto de recursos que garante a proteção dos dados de uma instituição.

O conceito de segurança da informação remete a um conjunto de estratégias para gerenciar processos, ferramentas e políticas necessárias para prevenir, detectar, documentar e combater ameaças aos dados digitais e não digitais de uma organização.

Como a tecnologia avança cada vez mais, investir em segurança da informação tornou-se algo urgente. Uma vez que à medida que a tecnologia evolui crescem também as ameaças, disponibilidade e confiabilidade dos dados produzidos, processados e administrados.

No artigo de hoje vamos falar dos motivos pelos quais deve-se garantir a segurança da informação de sua empresa. Vale a pena conferir!

Por que a segurança da informação é tão urgente nas empresas

A sua empresa deve atuar preventivamente na proteção de seus dados e para isso, deve ter uma boa estratégia de segurança da informação, deve estabelecer processos, implementar ferramentas e métodos, além de ter pessoal qualificado ou contratar serviços especializados de terceiros.

No entanto, boa parte das empresas só percebem a importância disso quando enfrentam ciberataques, por exemplo, e perdem documentos e arquivos fundamentais para seus negócios ou têm prejuízos financeiros e de reputação.

À medida que avançam na transformação digital, processos e modelos de negócios são digitalizados e aumentam os riscos à segurança da informação. E, por isso, é tão urgente investir na proteção dos dados de sua empresa.

Quais motivos para investir na segurança da informação em seu negócio

Reduz as vulnerabilidades

Fortalecer a segurança dos dados torna a organização mais preparada para lidar com possíveis ameaças externas e internas.

Previne prejuízos financeiros e de imagem

Investir em segurança da informação também é uma questão de estratégia financeira. Uma empresa vulnerável, que enfrenta indisponibilidades em sua infraestrutura ou que é diretamente atingida por ataques, normalmente tem seu valor reduzido no mercado.

Potencializa a competitividade

Uma estratégia de segurança de dados eficiente também torna o empreendimento mais competitivo. Pois, o fortalecimento dos mecanismos e das práticas de SI favorecem a atuação analítica do departamento de TI, blinda as operações e garantem aos executivos de negócios que os dados estão sempre íntegros, prontos para serem transformados em informações úteis para os processos decisivos. Além disso, a preservação das informações corporativas eleva a inteligência de negócio.

Favorece a cultura da melhoria contínua

A proteção sistematizada dos dados também facilita a criação de uma cultura em torno da segurança da informação corporativa. Ao implementar métodos e mecanismos de SI, a empresa oferece aos seus colaboradores maneiras de lidar com todas as situações, sem surpresas.

Garante o futuro do empreendimento

Cada vez mais a informação vai assumir um valor maior de mercado, as organizações que iniciam agora sua blindagem contra ameaças e fortalecem seus mecanismos de acesso e manipulação dos dados, têm mais chances de continuar relevantes.

Quais os benefícios da segurança da informação?

  • Evitar ataques DdoS, a fim de mitigar indisponibilidade dos servidores;
  • Proteção contra ataques de Vírus e Ransomware e, consequentemente, perda de dados ou perda de acesso aos dados;
  • Implementação de rotinas de backup para garantir a integridade das informações;
  • Implementação de firewall e VPN para evitar acessos de crackers e pessoas desconhecidas aos ambientes de tecnologia da empresa.
  • Implantação de voucher para acessos de visitantes à rede wi-fi da empresa, garantindo assim o cumprimento de regras do Marco Civil da Internet, e evitando punições futuras, por possível uso indiscriminado da internet por parte do visitante.

Há boas razões para se investir em segurança da informação e torná-la uma estratégia para o seu negócio. No entanto, para que isso funcione, é preciso ter um novo olhar para o uso da tecnologia; uma nova visão sobre a importância e o valor dos dados.

Uma forma de iniciar esse processo é buscar auxílio de empresas especializadas no assunto, que possam analisar as atuais condições da proteção das informações no seu negócio, realizar diagnósticos para, enfim, traçar uma estratégia eficaz. Para isso, conte com as soluções da Techlise!

Comments are closed.

× Falar com Especialista!