Você já pensou em implementar um Firewall para seu negócio ter mais segurança dentro do mundo digital? Se ainda não, saiba que a sua empresa está com as portas abertas para todos os riscos que a web tem a oferecer

Isso porque essa é uma ferramenta indispensável, que ajuda não apenas a barrar arquivos maliciosos, mas também, a monitorar as atividades dos colaboradores. Por isso, nesse post vamos explicar o que é esse mecanismo de segurança digital, e como ele pode proteger ainda mais o seu negócio. 

O que é e como funciona Firewall?

Basicamente, o Firewall é um dispositivo de segurança de rede. Sua função é monitorar o tráfego entre web e dispositivo, tanto as entradas quanto as saídas. De maneira simples, ele funciona como um filtro. 

É ele que irá barrar todo o tipo de acesso que você não deseja para sua empresa. Sejam sites que ofereçam riscos em potencial, como vírus, até portais que não sejam adequados ou necessários dentro do ambiente de trabalho.

A importância do Firewall para seu negócio e a segurança de dados 

O Firewall para seu negócio é como um segurança em uma portaria. Logo, se você não tem um dentro da sua empresa, está deixando “todo mundo” entrar e sair, sem qualquer tipo de controle. 

E por que esse controle é importante? Por que cada porta que você abre para a web, também é uma passagem para hackers, vírus, malwares e etc.

Uma pesquisa da Sophos revelou que a maioria das ameaças digitais que entram nas empresas, cerca de 33%, vêm de e-mails abertos no dia a dia. Em seguida, estão os sites de navegação comprometidos (30%) e os softwares (23%). 

Mas de que maneira esses ataques podem afetar o seu negócio? Além de invasões em servidores, ainda há o grande risco de perda ou sequestro de dados sensíveis. E com a LGPD, isso pode gerar grandes prejuízos financeiros para a empresa, tendo em vista as multas para esse tipo de extravio de informações. 

Quais as vantagens de ter um Firewall dentro do seu negócio? 

Além de fazer o monitoramento e filtragem de informações que entram e saem do seu negócio, essa ferramenta também oferece uma série de outras vantagens, dentre elas: 

Alta disponibilidade dos ativos

Sabemos que qualquer tipo de parada, lentidão ou erros podem impactar em todos os fluxos internos da empresa causando a indisponibilidade operacional e até mesmo, prejuízos.

Segurança e proteção da rede

O serviço de firewall funciona como uma barreira na rede, pois tem como responsabilidade analisar e selecionar os acessos, impedindo que navegações suspeitas sejam feitas.

Com isso, essa ferramenta aumenta a segurança de toda a empresa e promove proteção dos dados sensíveis, minimizando também os riscos de falhas e possíveis invasões. 

Monitoramento das atividades dos usuários 

É possível monitorar os colaboradores em todas as suas atividades dentro da rede da empresa, garantindo que todos trabalhem de acordo com a política de informação do seu negócio. 

Limitação da largura de banda

Mais do que segurança, o firewall permitirá medir e limitar a largura de banda da rede. Com isso, você pode limitar a banda da rede utilizada para vídeos, imagens e outros conteúdos não-comerciais e utilizar ela para negócios de maior prioridade.

Serviços VPN

Alguns firewalls permitem o acesso a serviços de rede privada virtual, conhecida como VPN. Com isso, usuários de dispositivos móveis e em locais remotos podem acessar recursos da sua rede interna, o que promove maior agilidade e produtividade.

Flexibilidade 

Outra vantagem é que você pode adaptar a ferramenta conforme as políticas internas de segurança e o perfil de atividades de cada profissional. Assim, você permite que cada usuário acesse apenas aquilo que realmente precisa. 

Quer mais dicas de TI para o seu negócio? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos sempre em primeira mão. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!