Hackers mal-intencionados podem estar de olho em roubar dados da sua empresa, seja de seus clientes, financeiros ou administrativos. E certamente, você não quer correr esse risco, isso seria um grande erro!

Ter os dados de sua empresa vazados pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio. Por isso, existem inúmeras soluções que podem evitar e prevenir a ocorrência de um acontecimento como esse, bem como ações e estratégias que devem ser pensadas caso ocorra algo.

Por mais segura que seja sua empresa, ela nunca está completamente isenta de passar por incidentes graves, como um vazamento de dados. Pensando nisso, no texto de hoje, vamos listar alguns passos que sua empresa deve seguir caso ocorra um vazamento de dados. Confira!

Oriente os funcionários

Oriente os seus funcionários de que qualquer vazamento de dados deve ser relatado antes que seja tarde demais para tomar alguma atitude eficaz. Os colaboradores precisam estar cientes da importância de informarem quando perceberem que há uma vulnerabilidade no sistema. É fundamental que a cultura da organização desempenhe um papel de incentivo para que as delações aconteçam, mesmo que os procedimentos de segurança não tenham sido seguidos.

Paralise os sistemas

Interrompa qualquer atividade em andamento e limite a comunicação dos sistemas afetados. Deixe-os offline, mas não os desligue e nem faça alterações. Não faça nenhuma ação que possa apagar pistas ou contaminar evidências.

Altere suas senhas

Altere senhas e credenciais de bloqueio, pois isso ajuda a garantir a cessação do vazamento. E certifique-se de aplicar esse passo em todas as contas envolvidas, confirmadas ou suspeitas.

Determine o impacto

É importante descobrir quais dados foram acessados, quais sistemas foram comprometidos e quais contas podem ter sido utilizadas.

Reúna todas as informações

Entenda exatamente o que aconteceu e após a detecção dos dados, faz-se necessária sua avaliação. É nesse momento que sua empresa terá a real dimensão do problema e sua gravidade.

Determine o que precisa ser feito

Planeje o que será feito e após a determinação do que será feito, implemente.

Comunique os detalhes aos colaboradores

Notifique a todos para que fiquem cientes do que ocorreu, como aconteceu a violação, quais dados foram vazados e o que deve e vai ser feito.

Relate às pessoas externas envolvidas

Notifique as pessoas envolvidas de que houve um vazamento de dados imediatamente. É fundamental ser o mais transparente possível, a reputação da sua empresa está em jogo.

Divulgue o ocorrido e prepara-se para fornecer respostas

Anunciar publicamente o ocorrido reduz os danos à imagem e à reputação da empresa, pois demonstra que o negócio assumiu o problema e está comprometido com a sua resolução.

Certifique-se de descrever o que a organização fez para remediar a violação, o que ela pretende fazer no futuro e quais etapas devem ser tomadas pelos clientes para se proteger.

Fortaleça a prevenção

Um vazamento de dados normalmente ocorre através de algum tipo de lacuna. Assim, identifique os pontos de melhoria em que devem ser fortalecidas a segurança e a conformidade. E daí concentre-se nos esforços para ajudar a reduzir os riscos.

Conte com as soluções da Techlise para aumentar a segurança de dados de sua empresa. Faça-nos um contato!

Comments are closed.

× Falar com Especialista!