Estamos na era da Transformação Digital, portanto, entender o que é acesso remoto e como essa tecnologia pode ajudar nos processos da sua empresa é fundamental para se adaptar a essa nova realidade.

Mas, você já ouviu falar em acesso remoto?

Já passou por alguma situação em que precisava fazer algo relacionado ao trabalho com urgência, mas os computadores à sua disposição não possuíam um determinado aplicativo ou deixou de subir algum arquivo importante na nuvem essencial para a sua entrega?

Momentos assim mostram a razão pela qual o acesso remoto é indispensável hoje em dia. O acesso remoto consiste na capacidade de um computador acessar, à distância, um outro computador ou de uma rede de computadores e, assim, visualizar arquivos, o desktop e até controlar programas e as funcionalidades dos dispositivos acessados.

O uso dessa tecnologia permite trabalhar sem prejuízos à sua produtividade, de onde você estiver, através de qualquer tela.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura, pois no artigo de hoje vamos falar mais sobre o acesso remoto. Confira!

O que é acesso remoto?

Acesso remoto pode ser definido como a capacidade de adentrar um computador ou uma rede à distância por meio de um outro computador ou rede, ou seja, acessar um PC de outro PC.

Com acesso remoto é possível acessar todas as informações e configurações de um dispositivo através de outro dispositivo que se encontra distante do dispositivo acessado. Por exemplo, um profissional de TI pode acessar o seu computador para ajudar você a solucionar problemas, configurar dispositivos ou atualizar drivers e softwares.

Como o acesso remoto funciona?

A forma comumente utilizada para usar o acesso remoto é através de uma VPN (Rede Privada Virtual), que consegue estabelecer uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino, criando uma espécie de túnel protegido na Internet. Isto quer dizer que o usuário pode ter acesso aos seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem, via VPN, sem preocupação de ser interceptado por administradores de outras redes.

Para criar uma VPN há duas maneiras: por meio do protocolo SSL, a conexão pode ser feita usando somente um navegador e um serviço em nuvem. No entanto, sem o mesmo nível de segurança e velocidade dos programas desktop, ou softwares, é necessário um software que utiliza protocolo IPsec para fazer a ligação direta entre dois computadores ou entre um computador e um servidor, a conexão tende a ser mais rápida e a segurança otimizada.

Quais os benefícios que a sua empresa tem com o acesso remoto?

O acesso à distância pode impactar positivamente na produtividade do seu time.

Com acesso remoto para atendimento e suporte, por exemplo, enquanto seu time consegue atender presencialmente um certo número de clientes por dia, se a modalidade à distância fosse implementada esse número poderia facilmente dobrar.

No suporte interno, o acesso remoto pode favorecer a produtividade, facilitando e otimizando o tempo em duas situações: quando seus colaboradores não perderão tempo aguardando a disponibilidade dos técnicos de TI ou quando os próprios profissionais da tecnologia precisam parar suas demandas, apenas para resolver questões básicas.

A otimização de tempo também é uma das maiores vantagens do acesso remoto, além de agilizar o processo e isso é indispensável.

Grande parte das demandas de TI podem ser solucionadas por meio do acesso remoto, possibilitando duas grandes vantagens: a terceirização dos serviços e a redução dos custos com uma equipe interna.

Depois de ler o artigo você certamente percebeu que o acesso remoto é indispensável para a sua empresa. Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro em primeira mão de outros assuntos importantes como esse. 

Comments are closed.