Temos ouvido falar frequentemente sobre Metaverso para descrever um novo mundo virtual que muitas empresas ligadas à nova economia pretendem desenvolver. E sabemos que a proliferação desta tecnologia já mudou a cultura humana, desde onde vivemos até como trabalhamos, o que fizemos, o que compramos, como e de quem. Essas transformações as quais estamos vivendo surgiram de um pacote de várias inovações e invenções secundárias diferentes que se desenvolvem umas às outras.

Metaverso é considerado como um novo rumo da internet. É um universo virtual onde as pessoas poderão realizar qualquer atividade interagindo através de avatares digitais personalizáveis, utilizando tecnologias já conhecidas como realidade aumentada e virtual, criptomoedas e redes sociais virtuais. Estima-se que esta nova forma de se comunicar online substituirá gradativamente o modelo atual.

Neste novo conceito, os usuários entram nas plataformas como avatares, e a interação entre as pessoas passa a ser cada vez mais parecida com o que os filmes de ficção científica já previam décadas atrás. Mas como será que isso impactará a nossa vida? Entenda um pouco mais no artigo de hoje.

Como desfrutar do metaverso?

O metaverso é um conceito que será adotado pelas fabricantes de software cujos produtos focam na comunicação entre as pessoas. Da mesma forma que o iPhone e o Android já permitem que seus usuários criem avatares personalizáveis para utilizar como figurinhas em comunicações por chat, os sistemas que utilizamos no dia-a-dia passarão permitir a criação de avatares em vez de um simples upload de foto de perfil. Além disso, ao interagir com outras pessoas, teremos uma visão 3D digital muito parecida com o mundo real.

Qual o impacto disso em nossas vidas?

Nós já nos comunicamos praticamente por meio digital. Desde de que os smartphones se tornaram populares, as conversas passaram a se dar por texto, emojis, figurinhas, fotos e áudios. Com a pandemia e o avanço do trabalho remoto, muito se percebeu o benefício de as pessoas não precisarem se locomover para chegar aos escritórios. Sem contar que o meio pelo qual nos comunicamos hoje em dia e toda a tecnologia nos aproxima de quem está distante fisicamente.

Dessa forma, o metaverso nos proporcionará uma experiência totalmente imersiva. Poderemos interagir com avatares de professores renomados de universidades internacionais sem sair de casa. Poderemos praticar esportes ao lado de avatares de jogadores profissionais. Assim, irá afetar todas as áreas de comunicação humana: reuniões de trabalho, ensino, relações pessoais e muito mais.

E as empresas como serão impactadas?

O Metaverso traz consigo uma revolução na forma de comunicação corporativa, saindo de um modelo de videoconferências onde as pessoas apenas apresentam conversações entres os participantes para um modelo onde as reuniões serão interativas e imersivas, de forma natural e quase gamificada.

Neste sentido, apesar da necessidade de investimento na cultura remota, em termos de gestão da comunicação, as empresas já perceberam os benefícios da liberdade de trabalhar de qualquer lugar. Mesmo com o fim da pandemia, o local de trabalho será, no máximo, híbrido, ou seja, dificilmente elas voltarão a ter suas operações centralizadas em escritórios. Assim, tornar o modo de comunicação mais interativo e imersivo é a grande sacada.

Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão artigos ligados à tecnologia interessantes como este!

Comments are closed.

× Falar com Especialista!