Ao criar iniciativas que visam aproveitar as oportunidades para atingir melhores resultados, é fundamental realizar uma gestão de mudanças efetiva.

Essas mudanças tornam possíveis gerir as alterações nos processos, nas funções de trabalho, nas estruturas organizacionais e também no uso de novas tecnologias.

Vivemos em uma era de constante mudanças e de transformação digital e tudo isso exige que a sua organização saia da zona de conforto, fazendo com que enfrente vários desafios e demande alguns cuidados.

Quer entender melhor sobre o que é mudança organizacional e como ela pode ser importante para a sua empresa? Continue a leitura!

O que é mudança organizacional?

Trata-se de toda alteração realizada na estrutura de uma empresa com algum objetivo. São ações para atender demandas do mercado, estratégias para atingir resultados melhores ou planejamento para conquistar vantagens competitivas.

Ao contrário do que se imagina, tais mudanças não precisam acontecer somente em casos extremos, a principal motivação para uma mudança organizacional é a expectativa de crescimento do negócio. E como o mercado está em constante transformação, essas alterações se tornam cada vez mais frequentes.

Assim, quais os propósitos que levam às mudanças em uma organização?

  • Proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores;
  • Ganhar competitividade;
  • Aumentar a produtividade;
  • Agir de acordo com as atualizações do mercado;
  • Atender aos anseios e necessidades dos consumidores;
  • Aperfeiçoar processos;
  • Melhorar resultados;
  • Acompanhar as tendências de consumo.

De que forma as mudanças organizacionais impactam no dia a dia de uma empresa?


Diversos fatores podem interferir na implementação de transformações, portanto, as mudanças organizacionais podem não ser uma tarefa tão fácil. Podem ocorrer algumas relutâncias, por aversão ao desconhecido; falta de capacitação específica; conflitos com interesses pessoais e/ou valores sociais dos indivíduos etc.

Desse modo, para que a gestão de mudanças atinja seu objetivo principal de aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos de mudanças organizacionais e fazer com que as iniciativas sejam realizadas com menos impactos nos indivíduos e mais retorno sobre o investimento, é necessário mapear o que será afetado dentro da empresa.

Quando uma mudança é realizada em uma organização, serão impactados, em diferentes níveis e graus de impacto, um ou mais dos seguintes aspectos: sistemas; processos; funções de trabalho; ferramentas de trabalho; estrutura organizacional; mensuração da performance; remuneração; comportamentos. Dessa maneira, se a forma com que os indivíduos trabalham está sendo afetada, é necessário gerenciar a transição de cada um deles, possibilitando com que todos consigam atuar da forma que a organização deseja.

Destaca-se que gestão de mudanças é complementar e tão importante quanto a gestão dos próprios projetos. Enquanto o gerenciamento de projetos permite que a solução seja projetada, desenvolvida e entregue, a gestão de mudanças garante que a solução seja efetivamente adotada e utilizada pelos indivíduos.

Diferentes níveis de mudança organizacional

  • Incremental: modificação que se dá de forma mais superficial e constante;
  • Planejada: ocorre em meio a um período de tranquilidade, permitindo que o gestor possa calcular o que será feito para tornar a empresa ainda mais eficiente;
  • Emergente: se dá porque o negócio necessita dela para sobreviver no mercado;
  • Radical: diz respeito a uma modificação aplicada quando há a necessidade de acabar com o que existe para dar lugar a algo totalmente novo. Normalmente, aplicada quando há uma mudança de área de atuação.

Ainda que se deem de diferentes formas, o principal desafio, presente em todos os tipos de mudanças organizacionais, é fazer com que os líderes desempenhem seus papéis e abracem as alterações que estão ocorrendo de maneira contínua, acompanhando os colaboradores durante todo o processo. Nesse contexto, a gestão de mudanças consolida-se como a abordagem que ajuda a organização a promover a transformação de forma estruturada e bem gerenciada.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre vários assuntos interessantes que podem ajudar a sua empresa.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!