A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas, pois ter uma equipe satisfeita, feliz e motivada pode trazer benefícios e melhores resultados.

Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de Recursos Humanos que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações, um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Administrar uma equipe com qualidade, diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.

Neste artigo, vamos explicar sobre o que é gestão de pessoas e a sua importância para as empresas. Vale a pena conferir!

O que é Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas é definida por um conjunto de estratégias que têm como objetivo valorizar o capital humano nas empresas. Ela trabalha o envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, mostrando a cada um a sua importância na equipe, assim, a empresa alcança melhores resultados.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

É fundamental investir na valorização do seu capital humano, para uma administração eficiente, é necessário diagnosticar as necessidades dos colaboradores e da organização e tomar medidas a fim de garantir a evolução e o crescimento interno da empresa. E, por isso, é necessário embasar seu trabalho nos pilares da gestão de pessoas, que possibilitam uma atuação ainda mais estratégica e eficaz. São eles:

  • Motivação;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Cooperação;
  • Capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Competência;
  • Participação;
  • Envolvimento.

Como fazer uma gestão de pessoas estratégica?

O departamento de RH e departamento pessoal devem ser estratégicos e alinhados à alta gestão, atuar desenvolvendo pessoas, sugerindo melhorias e garantindo que as melhores ferramentas tecnológicas sejam usadas para o crescimento da empresa. É preciso priorizar a valorização do capital humano, colocando os profissionais da empresa à frente dos lucros.

Impacto da gestão de pessoas nas empresas

Por meio do avanço da tecnologia na área de recursos humanos, o profissional de RH tem a sua mão várias ferramentas de análises e coletas de dados, o que permite a tomada de decisões e a implantação de estratégias mais eficazes.

Uma boa gestão de pessoas também precisa saber trabalhar os conflitos dentro das empresas. Melhorar a comunicação interna, dar feedbacks responsivos, motivar e engajar o colaborador para que ele priorize todos os objetivos da empresa, dos individuais aos coletivos.

Com o RH se tornando mais estratégico e voltado para decisões, por meio da gestão de pessoas, colaboradores certos serão contratados para cada setor, diminuindo a rotatividade, consequentemente, a produtividade e eficácia aumentarão.

A importância da gestão de pessoas

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa. É por meio delas que todos os outros aspectos se desenvolvem e ramificam entre as áreas. O ser humano carece de estímulos contínuos para identificar oportunidades e desenvolver um bom trabalho. A gestão de pessoas tem a missão de encontrar as melhores práticas para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo. Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre vários assuntos interessantes que podem ajudar a sua empresa.

Comments are closed.