É fundamental avaliar as habilidades básicas de sua equipe, pois, há diferentes níveis de habilidades e proficiência. E é essencial entender a gama e a profundidade das capacidades que você tem em mãos para poder planejar adequadamente o que sua empresa precisará no futuro. A avaliação faz parte do aprendizado, desenvolvimento e processo de planejamento de sua equipe.

Novas tecnologias vêm sendo implementadas como parte das transformações digitais, com objetivo de acirrar a competição na era digital. E os departamentos de TI, em todos os setores, têm visto todo esse processo acontecer cada vez mais rápido.

Com a intensidade da tecnologia dos negócios aumentando, a necessidade de habilidades e profundidade em tecnologia está aumentando na mesma proporção. E o resultado disso? As empresas estão sendo pressionadas a traçarem estratégias para seu estado futuro e a garantir que tenham as habilidades necessárias, que abarque a cultura de inovação.

Vem entender um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura!

Articulando habilidades para um estado futuro

A adoção de determinadas tecnologias exige habilidades específicas e algumas até mais avançadas.

Ao elaborar um plano estratégico que levará a sua empresa para um estado futuro, é preciso que esteja alinhada à sua estratégia de TI, para ter conhecimento de qual tecnologia precisará para chegar lá e ter o controle das habilidades de seu departamento de TI e, assim, saber quais habilidades sua equipe precisará adicionar nos próximos anos.

Desse modo, avaliar a sua equipe anualmente em relação às habilidades articuladas é importantíssimo para ajustar as posições e as habilidades necessárias para várias funções.

Muitas organizações, em detrimento da pandemia, investiram em uma nova infraestrutura e retrabalhando processos para se adequarem. E, neste momento, buscam aproveitar essas mudanças para impulsionar inovações pós-pandemia e novos empreendimentos, e os CIOs estão posicionando suas equipes para entregar. E por isso, é necessário compreender exatamente o que suas organizações precisam e, em seguida, trazer isso para suas equipes e as avaliações são parte desse processo.

Essa avaliação aprofundada das habilidades da equipe é necessária, especialmente, durante grandes mudanças e transformações, como o processo pelo qual as empresas têm passado.

Alguns CIOs, inclusive, trabalham com avaliações anuais, como recomendado, tornando-o parte das revisões anuais dos funcionários. Outras realizam como parte de mudanças organizacionais maiores, como nova liderança e novos objetivos estratégicos. Mas, o fato é que as avaliações das habilidades existentes e a reavaliação do que será necessário devem acontecer para se ter certeza de que sua equipe possui as habilidades necessárias para apoiar sua agenda de TI futura.

O objetivo das avaliações não é descartar a equipe com as habilidades desatualizadas, mas sim obter as que estão em demanda. Não é viável substituir uma grande parte da organização de tecnologia. Mas, é possível reimplantar o que têm e investir em treinamentos.

É preciso mapear o que tem para o que precisa. Aqui, então, está outra maneira de avaliar as habilidades atuais e trabalhar para preencher qualquer lacuna. Entender quais habilidades a equipe já possui também é uma ótima maneira de fornecer novas oportunidades aos membros da equipe existentes quando uma nova tecnologia é adotada. Investir no desenvolvimento de novas habilidades é igualmente importante.

O plano de desenvolvimento e a análise da lacuna de habilidades devem estar alinhados com a estratégia de tecnologia organizacional. Deve ser abordado pelo menos uma vez por ano. Seus colaboradores estão procurando oportunidades para aprender mais e aumentar sua contribuição dentro da sua empresa? Criar um plano de desenvolvimento sólido é fundamental para manter a continuidade dentro das equipes.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro em primeira mão de vários conteúdos interessantes como este, ligados à tecnologia? Então, assine nossa newsletter.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!