Frequentemente nos deparamos com palavras ou termos que, a princípio, parecem fáceis de ser compreendidos, mas quando olhamos mais a fundo, seus significados não são tão bem entendidos como a gente imaginava. Por exemplo, já se perguntou o que realmente significa cultura? Ou sociedade? Pois é, não são perguntas simples de serem respondidas. O mesmo acontece com tecnologia social. 

Você sabe o que são as tecnologias sociais? O que elas podem fazer para transformar a sociedades? Continue lendo esse artigo para descobrir.

Entendendo o significado de tecnologias sociais

É muito difícil compreender um termo se você não possui o conhecimento sobre os significados das palavras que compõem o mesmo. Por isso, vamos começar te explicando os significados de tecnologia e de social

Conforme definição encontrada no dicionário, podemos dizer que tecnologia é a: “teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p. ex. indústria, ciência, etc.).” Guarde essa informação em uma caixinha. Guardou?

Então podemos continuar, te mostrando agora, uma das várias definição da palavra social, que se encaixam melhor no contexto desse artigo. Ela diz que social é “relativo ou pertencente às manifestações provenientes das relações entre os seres humanos.” 

Assim sendo, de forma simplista, podemos considerar que as tecnologias sociais são ferramentas que as pessoas utilizam para manter relações entre si.

Exemplos de tecnologias sociais

A fim de ajudar o seu entendimento sobre o assunto, vamos dar alguns exemplos de tecnologias sociais:

  • Cocriação interativa é uma reunião de pessoas sem agenda ou pauta definida. São apenas pessoas juntas, sentadas, sem um assunto definido a ser debatido. Parece um pouco maluco, não é? Mas a partir disso, podem surgir ideias brilhantes, como o Open Space Technology, que explicaremos no próximo bullet
  • Open Space Technology foi idealizada por Harrison Owen, a partir de uma cocriação interativa. Serve para envolver equipes grandes, discutindo assuntos como por exemplo, planejamento estratégico. O grande diferencial é que, em um encontro desse tipo, a hierarquia entre os colaboradores é deixada de lado, todos podem participar e se posicionar livremente.

Com os exemplos acima fica um pouco mais clara a forma na qual a tecnologia social pode ser utilizada na prática.

Poder de transformação na sociedade

Para finalizar, como podemos considerar as tecnologias sociais como um poder transformador na sociedade? Bom, alguns as consideram uma forma de netweaving, que não é nada menos que pensar nas relações humanas a partir de relações e laços verdadeiros entre elas, não apenas relacionamentos com algum tipo de interesse.

Este fato por si só, já pode ser considerado um potencial transformador em nossa sociedade. Imagina como seria o mundo caso o foco principal de um relacionamento fosse a relação humana em si em vez de algum interesse obscuro por trás?

É provável que essa mudança de comportamento transforme diversos âmbitos da vida das pessoas, como o profissional, por exemplo. Empresas como: Petrobras, Natura, Santander entre outras já utilizam o Open Space Technology como metodologia em suas reuniões estratégicas. Imagina o quanto esse fato não colabora para o desenvolvimento e aprendizado de todos os colaboradores presentes?

O que achou das tecnologias sociais e suas possibilidades? Compartilhe com a gente seus pensamentos e insights sobre o assunto. Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo relacionado a tecnologia.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!