Em 2004 foi lançado o pfsense, uma aplicação open source de firewall, que até hoje está entre as mais utilizadas do mundo. Mas antes de entrar no mundo do pfsense, vamos voltar um pouco no tempo… Afinal, você se lembra da época da escola? Tinham vários grupinhos, e cada um tinha uma identidade, forma de se vestir e até um linguajar próprio.

O tempo passou e nós achamos que a fase das “panelinhas” tinha ficado para trás. Contudo, se prestar atenção atentamente, os grupinhos com as linguagens próprias ainda estão por aí. Imagine só, você está participando de uma conversa com vários médicos ou vários advogados, por exemplo. Sem dúvidas, eles utilizaram expressões de linguagem que, quando alguém que não é da área escuta, acaba “boiando” na conversa.

Esse tipo de coisa acontece muito com a área de TI. Você pesquisa na internet “o que é pfsense?” ou “por que utilizar o pfsense?” e as respostas que encontra vem numa linguagem que bom… precisa de tradução. Pensando nisso, neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a solução pfsense — com a tecla SAP ativada. Vem com a gente!

O que é PFsense?

Segundo os próprios criadores Christopher M. Buechler e Scott Ulrich, “pfsense é uma distribuição customizada, livre e open source do projeto FreeBSD criado para ser utilizado como um firewall ou roteador, inteiramente gerido por uma interface web fácil de usar.”

Vamos começar pelo começo. O FreeBSD é um sistema operacional open source, ou seja, tem seu código liberado. O pfsense é um sistema operacional baseado em FreeBSD. Porém, ele é utilizado como firewall e roteador, em outras palavras, como um sistema open source de defesa para a sua rede.

Ao contrário do que alguns pensam, o software não é instalado no desktop, ele precisa ser instalado em um appliance, ou seja, o hardware e o software são pré-integrados antes de chegarem ao consumidor final.

Normalmente, quando você adquire um firewall ele já vem com o hardware, porém com o pfsense você pode utilizar o hardware de sua preferência. 

 

Por que escolher essa solução para a sua empresa?

Agora vamos te mostrar os benefícios de utilizar o pfsense:

  • É considerado um firewall UTM (Unified Threat Management);
  • A partir do VPN Virtual Private Network — é possível manter todas as filiais conectadas como se fossem uma única rede;
  • Possui uma interface WEB fácil de ser utilizada;
  • Filtro de conteúdos;
  • Existe a possibilidade de priorizar comunicações a partir da modelagem do fluxo de dados;
  • Você consegue enxergar o ambiente em tempo real;
  • Por ter a licença aberta, é possível customizar o pfsense de acordo com as necessidades da sua empresa — existe uma grande variedade de pacotes de software que permitem que se acrescente funcionalidade ao seu firewall;
  • Antispam;
  • Antispyware;
  • Antivírus;
  • Detecção de intrusos
  • É gratuito.

Bastante coisa né? O pfsense é tão completo que compete de igual para igual com os firewalls pagos disponíveis no mercado.

Nós aqui da Techlise te auxiliamos em todo o processo de instalação e programação do software, além de oferecermos todo o suporte necessário para você e seu time. Para saber mais, entre em contato com a gente!

E se quiser receber em primeira mão tudo sobre o mundo da tecnologia, assine a nossa newsletter!

Banner Conheça nossos projetos

Comments are closed.

× Falar com Especialista!