O dinamismo do mercado da tecnologia impõe aos profissionais que se mantenham sempre atualizados. E por essa razão há um fator decisivo e de extrema importância: as certificações. Elas deixam o profissional melhor preparado para desempenhar funções específicas e, por isso, muitas vezes têm até mais peso do que a própria graduação.  

As certificações são um documento que atestam as habilidades específicas do profissional de TI. Elas podem ser obtidas por profissionais já com formação na área ou por quem é autodidata.

Entretanto, existem muitas dúvidas sobre a importância de profissionais certificados. Há segurança no trabalho desses profissionais? Como saber se eles realmente são certificados? Por isso, quer saber mais sobre os profissionais de TI certificados? Confira esse post. 

A Importância de profissionais certificados

Os profissionais de TI certificados têm em mãos um comprovante do domínio sobre uma tecnologia, metodologia ou área específica. E não é fácil obter esses certificados. É preciso ter comprovação prática e teórica, além de boas notas em exames. Esses documentos credibilizam e agregam valor aos profissionais para a execução de rotinas e projetos.

A função das certificações é comprovar as habilidades desenvolvidas por uma pessoa. E, além disso, é o reconhecimento e garantia da qualidade profissional por alguma instituição consagrada. Ou seja, é o documento em que a empresa dá o seu parecer sobre o profissional, o coloca em outro nível de aptidão, aprimoramento e conhecimento específico.

Ao contratar pessoas com certificados você terá a garantia de que ela tem conhecimentos mais práticos e conceitos mais aprofundados sobre aquela área específica e isso aumenta a credibilidade que a sua empresa vai passar para os clientes por ter um profissional certificado responsável pelo atendimento.

É muito importante ressaltar que as instituições oferecem as certificações mediante aplicação e aprovação em teste de conhecimentos. A experiência, ainda que auxilie o candidato à certificação, só é exigida em provas mais avançadas.

Não há pré-requisitos de formação, ou seja, qualquer um pode se candidatar, prestar os exames e obter a certificação. O diploma da faculdade raramente é exigido para provas de certificação. Até porque o objetivo das certificações é avaliar capacidades técnicas.

Como dissemos anteriormente, não é preciso ter diplomas ou certificados para exercer função na área de TI. Porém, somente através de certificações que o profissional pode oferecer respaldo técnico e comprovado para que empresas e clientes confiem em suas habilidades.

Algumas certificações mais requisitadas

Há várias certificações em TI disponíveis no mercado, isso não implica que o profissional deve ter todas. Mas, é importante conhecer as opções e quais certificações são mais valorizadas.

  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: certificação ideal para quem pretende validar seus conhecimentos na integração dessas bases de informações com seus softwares;
  • VMware VCP-Cloud: essa certificação em TI é focada nas pessoas que trabalham com a instalação, configuração e administração de ambientes na nuvem que necessitem de alta confiabilidade e segurança;
  • Certificação ITIL: A biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação) é um dos principais guias de gestão de TI e é fundamental para quem pretende validar seu conhecimento na área e também pode ser obtida por profissionais que atuam em atividades focadas na execução de serviços;
  • Certified Information Systems Security Professional: essa é uma das principais certificações voltadas a quem trabalha com segurança digital;
  • Microsoft Certified Solutions Developer: essa certificação pode ser obtida por quem trabalha na criação de softwares do ambiente Windows;
  • AWS Certified Solutions Architect — Associate: é uma certificação direcionada a arquitetos de soluções tecnológicas baseadas na nuvem da Amazon (a AWS);
  • Certified ScrumMaster: é utilizada por muitos profissionais para gerir projetos de TI, tornar o desenvolvimento de sistemas mais ágil e eliminar gargalos no ambiente de trabalho.

Gostou do nosso post? Então, assine nosso newsletter e fique por dentro de muitos outros assuntos interessantes do universo TI.

 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!