A versão 4 da ITIL chegou e já é o mais popular framework de gestão de serviços no cenário atual. Foram meses aguardando o seu lançamento e chegamos à conclusão que é uma grande oportunidade para sua empresa investir nesta atualização.

Nesse post vamos destacar a importância de se investir nessa nova versão da ITIL o mais rápido possível. Acompanhe.

O que é ITIL V4?

ITIL é a sigla em inglês Information Technology Infrastructure Library, comumente traduzida como biblioteca de tecnologia da informação e infraestrutura.

Entendida como um conjunto de metodologias criadas para melhorar a produtividade do setor de TI, tem o objetivo de otimizar os processos e a operação do uso da infraestrutura tecnológica de uma organização. 

A ITIL 4 é a mais nova versão do framework com foco direto na gestão de negócios, mais utilizado no mundo.

Essa é, sem dúvida, a maior atualização no framework ITIL, motivada pelas recentes tendências nas áreas de software e operações de TI.

A ITIL V4 foi desenvolvida a partir de algumas diretrizes, tais como: 

  • permitir atualizações mais frequentes; 
  • eliminar conteúdo desnecessário; 
  • fornecer orientação prática, templates e outros recursos;
  • manter o que é relevante e fornecer consistência; 
  • ser impulsionado pela comunidade de TI e pelo negócio; 
  • permitir a ligação entre as melhores práticas e as práticas que surgem.

Por que as empresas devem adotar o ITIL V4?

A ITIL V4 atualiza a estrutura do ITIL e oferece fundamentação flexível para a sua empresa no mundo da transformação tecnológica.

Essa flexibilidade ofertada pela ITIL 4 tornará a sua empresa mais apta para adaptar seus negócios quando necessário e isso garantirá vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Essa nova versão descreve um modelo operacional a ser seguido para a entrega de serviços e produtos habilitados por tecnologia.

Reflete tendências recentes no desenvolvimento de software e operações de TI.

É uma estrutura para gerenciamento de serviços, ou seja, busca aplicar melhores práticas de gerenciamento de serviços no domínio de serviços empresariais e de negócios.

Portanto, a ITIL V4 segue a tendência de transformação digital, economia de acesso, economia colaborativa, economia da recorrência e muito mais. Rumos esses que levam ao serviço.

Ou seja, a ITIL 4 oferecerá uma base prática e flexível para apoiar a sua empresa na transformação digital, ajudando-a a alinhar seus recursos humanos, digitais e físicos.

A própria história da ITIL reforça a importância de se investir nessa última versão.

As versões ITIL v2 e v3 sempre tiveram uma orientação muito forte para processos. Mas, a ITIL 4 quebra essa orientação ao incorporar filosofias como Agile, Lean, DevOps.

Isso pode ser confirmado a partir dos princípios orientadores (guiding principles), tornando-o um modelo totalmente flexível e orientado a valor.

Contudo, investir na ITIL V4 é uma excelente opção para a sua empresa. Pois, a metodologia oferece vários benefícios, dentre eles: 

  • ajuda a melhorar a produtividade do seu negócio, pois será possível prever melhor os imprevistos, reduzindo a falha nos equipamentos e ajudando a atender os seus clientes com mais eficiência e rapidez.
  • com as boas práticas da ITIL, você terá uma visão melhor sobre sua empresa e reduzirá os custos de forma mais efetiva.
  • auxilia a identificar falhas nos serviços que podem ocasionar prejuízos em curto, médio ou longo prazo.
  • auxilia na definição das responsabilidades de cada profissional dentro da sua equipe, melhorando a comunicação e ajudando a aumentar a produtividade, dando mais ênfase às prioridades de seu negócio.

Tais práticas colaboram para que a sua empresa preste serviços melhores e supere dificuldades que possam surgir durante o desenvolvimento de projetos. 

A ITIL 4 promove uma visão global de produtos e serviços e é isso que a torna relevante para sua empresa. Portanto, vale a pena investir nessa versão. 

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado sobre esse e muitos outros assuntos no universo da TI.

Banner Conheça nossos projetos

Write A Comment

× Falar com Especialista!