Você já ouviu falar no Tim Berners-Lee? Ele, nada a mais nada a menos, é o criador da World Wide Web, www para os íntimos. Para quem não sabe, www foi a ferramenta que revolucionou o uso da internet e que possibilitou o acesso do público a mesma. Em outras palavras, podemos considerar Tim Berners-Lee como o pai da web.

Por isso, vem com a gente para saber mais sobre a sua trajetória, como surgiu a ideia para a World Wide Web, o que ele fez da vida depois disso e como ele está nos dias de hoje.

Tim Berners-Lee, o começo

Timothy John Berner-Lee, filho de Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods, nasceu em Londres, no dia 8 de junho de 1955. Posteriormente, se formou em física pela The Queen’s College em Oxford.

Alguns anos depois que se formou, Tim começou a trabalhar para o European Organization for Nuclear Research – CERN  e foi lá que surgiu o embrião da www. Com o intuito de facilitar a comunicação e a troca de informações entre os pesquisadores e instituições, Tim propôs um projeto baseado em hipertextos, isso em 1980. 

Porém, ele saiu da CERN e trabalhou na John Poole’s Image Computer System Ltd por 4 anos, até que em 1984 voltou a trabalhar na CERN. Contudo, foi apenas em 1989 que a sua proposição de projeto andou para a frente, e juntando os hipertextos com a internet, nasceu a World Wide Web, que revolucionou e democratizou o uso da internet.

Tim Berners-Lee, a carreira

Além de ser o criador da World Wide Web, físico e cientista da computação, Tim Berners-Lee tem as seguintes ocupações:

  • Professor do MIT;
  • Diretor do World Wide Web Consortium (W3C), instituição que supervisiona o desenvolvimento contínuo da web;
  • Fundador da World Wide Web Foundation;
  • Pesquisador sênior e titular na cadeira 3Com no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (CSAIL);
  • Um dos diretores da The Web Science Research Innovation (WSRI);
  • Membro do conselho do Centro de Inteligência Coletiva do MIT;
  • Membro da Academia Nacional de Ciência dos EUA desde 2009;
  • Membro do Conselho de administração da Fundação Ford desde 2011.

Ufa! E a gente achando que éramos ocupados não é? Além de tudo isso, Tim também ganhou 12 prêmios durante a sua jornada, incluindo o Prêmio de Tecnologia do Milênio e o Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth.

E falando em Rainha Elizabeth, foi a própria que o contemplou como cavaleiro, em 2003. Portanto, podemos chamá-lo de Sir Tim Berners-Lee.

Tim Berners-Lee, curiosidades

Com toda a certeza, podemos afirmar que Tim é uma pessoa preocupada com os rumos que sua invenção tem tomado nos dias de hoje. Ele defende a liberdade e igualdade na utilização da web, além de lutar para que as empresas e governos tenham mais transparência na utilização da mesma, com o intuito de que os usuários tenham privacidade quando se conectam.

Mas nem só de trabalho vive Tim Berners-Lee. Em seu tempo livre, ele diz que gosta de esquiar, tocar piano e violão, caminhar, além de outras atividades. Legal ver que uma pessoa que tem tantas conquistas profissionais também dedica tempo para cultivar hobbies, não acha?

Por isso, esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a vida dessa pessoa que mudou o mundo! E para não perder nenhuma novidade do mundo da tecnologia, assine nossa newsletter.

Banner Conheça nossos projetos

Comments are closed.

× Falar com Especialista!