Está querendo se transformar em um Profissional de TI? Pois saiba que essa é uma excelente alternativa, tendo em vista a crescente demanda do setor de Tecnologia da Informação.

Um levantamento feito pelas consultorias Robert Half, Talenses, Page Personnel e a empresa Catho, a pedido da revista Exame, mostrou que essa profissão está entre os cargos da área de tecnologia que vão bombar nesse ano e nos próximos! Mas, para garantir uma carreira nesse segmento tão disputado, a capacitação é fundamental.

Por isso vamos dar algumas dicas de como se tornar um Profissional de TI!

  • Saiba em qual segmento da área você deseja atuar

Existem vários segmentos em que um Profissional de TI pode atuar. Desde programação até engenharia da computação. 

E conhecer as opções é fundamental para que você possa escolher um nicho de atuação que seja de acordo com o seu perfil, e que tenha demanda. Logo, estude a fundo o mercado e decida qual segmento deseja seguir. 

  • Faça um curso, mas também estude em casa!

Graduação, curso técnico, profissionalizante, todas essas alternativas são essenciais para quem deseja se tornar um Profissional de TI. Mas, além disso, também é importante estudar em casa. 

Um bom especialista da área sempre está se atualizando. 

  • Treine muito!

Treinamento é fundamental para o Profissional de TI que deseja aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos. Se você quer se especializar na área de programação, então comece a criar soluções em casa mesmo. 

Mesmo que você não tenha um cliente, desenvolva apps e softwares para ir se aperfeiçoando. Inclusive, você pode usar essas criações para ganhar uma renda extra, e ainda construir um portfólio. 

O importante é não ficar apenas na teoria, afinal de contas, o mercado sempre exige profissionais com experiência. 

  • Mantenha-se atualizado

Um dos erros de quem deseja se tornar um Profissional de TI é achar que apenas a faculdade ou o curso técnico já é o suficiente. A verdade é que para atuar nessa área você precisará se atualizar constantemente.

Isso porque o mercado está constantemente se atualizando! Então, faça especializações, capacitações, vá em workshops e em feiras do setor. Dessa forma você poderá ficar por dentro de tudo da área. 

  • Comece a atuar na área, seja em um estágio, emprego fixo ou por conta própria

Para se tornar um bom Profissional de TI, você precisa efetivamente entrar no mercado. Procurar um estágio ou até emprego de carteira assinada na área são ótimas opções.

Mas se você não está encontrando oportunidades do gênero, então comece a trabalhar por conta própria! Atualmente, existem várias plataformas que servem de ponte para empresas que desejam os serviços de especialistas do gênero e quem trabalha na área.

Você também pode oferecer o seu trabalho diretamente para empreendimentos, atuando assim como prestador de serviços. Independente da forma de atuação, você precisa adquirir experiência dentro do mercado!

Gostou desse post? Tem alguma dúvida sobre como se tornar um Profissional de TI? Então aproveite para deixá-la nos comentários!

Write A Comment

× Falar com Especialista!