ITIL é um acrônimo que deriva do termo em inglês “Information Technology Infrastructure Library”, o que, em tradução livre para o português, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Seu propósito é fornecer orientação sobre como organizar os processos de Tecnologia da Informação (TI) e capacitar profissionais para que possam desempenhar suas funções de maneira eficiente.

Para uma compreensão mais aprofundada do que é ITIL e de sua finalidade, bem como de outros tópicos relacionados ao assunto, recomenda-se a leitura completa deste artigo, que abordará temas como:

  • O que é ITIL e para que serve?
  • Qual o principal objetivo do ITIL?
  • Quais são os processos do ITIL?
  • Como garantir a eficiência dos serviços de ITIL?
  • Quais os benefícios do ITIL para um negócio? 

O que é ITIL e para que serve?

ITIL é uma abordagem metodológica que abrange um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de Tecnologia da Informação (TI). Essa metodologia envolve a infraestrutura de TI, a manutenção e a operação de serviços de TI em todos os setores, desde o operacional até o estratégico. Seu objetivo é criar um ambiente de TI estável e escalável, melhorando a qualidade da entrega de serviços aos clientes.

Qual o principal objetivo do ITIL?


O principal propósito do ITIL é garantir uma gestão eficaz dos processos de TI e proporcionar uma excelente experiência aos clientes. Com essa metodologia, busca-se entregar um trabalho de alta qualidade que atenda às necessidades dos clientes, oferecendo um padrão elevado de segurança e confiabilidade.

Quais são os processos do ITIL?


Os processos do ITIL são divididos em diferentes bibliotecas, ou seja, conjuntos de livros que descrevem as fases desses processos. Entenda:

A meta da estratégia de serviço é agregar valor ao cliente, convertendo o serviço de TI em um ativo estratégico.


Estratégia de Serviço

A estratégia de serviço tem como objetivo agregar valor ao cliente ao tornar os serviços de TI um ativo estratégico. Para alcançar esse objetivo, um plano é elaborado com base em cultura corporativa, governança, políticas e padrões que assegurem a implementação e gerenciamento adequado dos serviços.

Design de Serviço

Esse processo avalia a disponibilidade de profissionais do setor e suas habilidades para otimizar serviços existentes e desenvolver novos.

Transição de Serviço

Trata da implementação e validação do serviço. Nessa etapa, vários testes são realizados e a cultura organizacional da empresa é envolvida, visto que essa transição geralmente afeta o ambiente corporativo por trazer mudanças. Por isso, os funcionários devem entender o valor da transição e conhecer seus benefícios para suportá-la e promovê-la.

Operação de Serviço

O objetivo desta fase é assegurar que os serviços de TI sejam realizados e entregues com qualidade, seguindo as diretrizes definidas pelo Acordo de Nível de Serviço (SLA). Durante este processo, é essencial que o cliente perceba claramente o valor do serviço e que, em caso de falhas, haja um suporte efetivo disponível.

Melhoria contínua de Serviço

Essa fase tem como objetivo acompanhar e revisar os serviços de TI, a fim de verificar eventuais falhas e corrigi-las, bem como definir melhorias.

Para isso, um plano é criado com cultura corporativa, governança, políticas e padrões que garantam a implementação e gerenciamento dos serviços.

Como garantir a eficiência dos serviços de ITIL?

Para garantir a eficiência dos serviços de ITIL, é importante entender que não há uma fórmula única e ideal para isso. No entanto, há recomendações práticas que podem ser seguidas.

Uma dessas recomendações é verificar o grau de especialização dos colaboradores contratados, checando se eles possuem uma Certificação ITIL. Para obtê-la, o profissional deve realizar um exame ITIL oferecido por instituições autorizadas.

Há diversos níveis de certificação ITIL disponíveis, com graus de complexidade distintos. O ITIL Foundation, por exemplo, é o primeiro nível que avalia o conhecimento básico dos profissionais em práticas, processos, terminologias e objetivos da gestão de serviço.

Os certificados seguintes são o ITIL Practitioner e o ITIL Master, que exigem um nível mais avançado de conhecimento e experiência.

Além da Certificação ITIL, há também a Certificação Cobit, que visa melhorar a governança de TI, garantir uma boa gestão de serviços e um gerenciamento efetivo de riscos, alinhando tudo com o core business.

Quais os benefícios do ITIL para um negócio? 

Melhora no desempenho dos funcionários

Ao implementar o ITIL, é possível organizar os processos e atividades dos profissionais de TI, fornecendo definições mais claras sobre os papéis e a atuação de toda a equipe. Isso permite que o time entenda melhor como estabelecer e priorizar tarefas, distinguindo com mais clareza o que é urgente do que pode ser trabalhado posteriormente.

Redução de gastos

As boas práticas do ITIL permitem detectar falhas e erros com antecedência, reduzindo os prejuízos no curto, médio e longo prazo. Isso porque não é necessário adotar medidas urgentes, geralmente caras, para corrigir problemas dessa natureza.

Mais satisfação para o cliente

Essa metodologia reduz riscos e erros, diminuindo a quantidade de incidentes de TI, como a paralisação de serviços. Isso ocorre porque ela é capaz de prever e controlar problemas de serviços de TI, além de seguir as conformidades do SLA. Consequentemente, otimiza a experiência do cliente, que recebe um serviço mais estável e seguro.

Conclusão

Em resumo, o ITIL é uma abordagem metodológica que abrange um conjunto de boas práticas recomendadas para a gestão de Tecnologia da Informação, com o objetivo de criar um ambiente de TI estável e escalável, melhorando a qualidade da entrega de serviços aos clientes. Seu principal propósito é garantir uma gestão eficaz dos processos de TI e proporcionar uma excelente experiência aos clientes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe sua opinião conosco e com seus amigos ou com quem possa se interessar. Mantenha-se informado sobre novidades interessantes relacionadas à tecnologia, acompanhando nossa página, onde postamos conteúdos relevantes semanalmente. Acompanhe também o nosso linkedin.

 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!