Trabalhar como TI freelancer pode ser uma excelente alternativa para profissionais que desejam ter bons rendimentos, e ao mesmo tempo flexibilidade. No entanto, é necessário não apenas ter foco, mas um bom planejamento financeiro.

É através dele que você poderá garantir mais segurança financeira para deixar as contas em dia, investir na sua carreira e ainda lucrar. Lembre-se, atuar por conta própria é correr o risco de ter muitos clientes em um mês, e pouquíssimos em outro.

Logo, se planejar é fundamental. Por isso separamos algumas dicas de planejamento financeiro para TI Freelancer

Saiba exatamente quais são as suas despesas

A primeira coisa que todo profissional do gênero precisa fazer é calcular as despesas diárias de trabalho. Apesar de trabalhar por conta própria, você precisa calcular tudo que está relacionado ao seu trabalho. 

Desde o plano de internet até as refeições que você faz durante o seu expediente. É com base nas despesas que você saberá quanto precisa ganhar para cobrir esses custos e ainda lucrar.

Anote tudo o que você ganha

É fundamental que o TI Freelancer anote tudo o que ganha. Seja em uma planilha ou em um app de finanças. 

Somente anotando detalhadamente seus rendimentos será possível avaliar se os valores cobrados pelos serviços estão sendo suficientes. E até mesmo entender a variação mês a mês.

Separe parte de seus lucros para investimento em aperfeiçoamento 

Ao fazer o seu planejamento financeiro, é importante separar parte dos lucros para investir no seu aperfeiçoamento. É por meio dele que você poderá garantir um lugar no mercado. 

Lembre que o setor de TI está constantemente se atualizando. E se você quiser ter uma carreira estável trabalhando por conta própria, precisa se manter atualizado. 

Crie um fundo de emergência e já pense na sua aposentadoria 

Mais uma das dicas para quem trabalha como TI Freelancer é criar um fundo de emergência. Ele será útil para aqueles meses que a renda não foi a esperada, ou até mesmo quando algum imprevisto surgir, como o seu computador quebrar.

Além disso, é importante investir na aposentadoria. O ideal é que, além de pagar o INSS de forma avulsa, você também tenha uma previdência privada.

Afinal de contas, nunca se sabe se você vai querer se aposentar apenas quando a previdência social permitir, ou antes. 

Avalie formas de pagamento que são mais vantajosas

Muita gente fica em dúvida em dúvida se na hora de comprar recursos e itens para o trabalho, é melhor pagar a vista ou no cartão de crédito. Isso vai depender da situação.

Se o produto tiver um bom desconto a vista, e você tiver o dinheiro sem que isso desfalque seu fundo de emergência, o pagamento a vista é a melhor opção. Agora, se o parcelamento é sem juros e de quebra você ainda ganha pontos para trocar por serviços e produtos, o cartão de crédito pode ser o ideal. 

Agora que você já sabe como se planejar financeiramente, trabalhando como TI Freelancer, não deixe de colocar essas dicas em prática. Assim, você terá mais tranquilidade 

Write A Comment

× Falar com Especialista!