Sua empresa comete Erros de TI? Pequenas empresas tendem a terem pequenos “deslizes” nesse setor, por uma série de motivos. Às vezes por falta de conhecimento sobre a importância dessa questão, e outras por conta da falta de recursos para construir uma estrutura adequada. 

O que muitos empreendedores não sabem é que eles podem gerar consequências em vários aspectos do negócio.  Segundo Juliana Almeida, que é encarregada da prática de Cognizant Infrastructure Services (CIS) na Cognizant, esse tipo de falha pode atingir as finanças do empreendimento, e até mesmo à imagem dele. 

Ainda segundo a especialista, ao resolver os erros de TI, as empresas podem ter uma melhora de 40% na eficiência operacional. Por isso, separamos seis deles que devem ser evitados.

Não contratar especialistas 

Um dos principais erros de TI que qualquer empresa pode cometer é achar que não é necessário contar com especialistas para cuidar da rede e dos dispositivos. Uma pessoa sem os conhecimentos necessários provavelmente irá piorar a situação, podendo aumentar ainda mais os custos de reparo. 

Ignorar ações de prevenção

Ações de prevenção, como a manutenção periódica de computadores, ajudam a evitar uma série de problemas mais graves. Quando o pequeno empreendedor ignora a importância desse tipo de atividade de rotina, está correndo riscos de gastar ainda mais com TI, apenas tentando resolver problemas que poderiam ser facilmente evitados. 

Não dar importância para o backup diário

Ignorar os backups diários é abrir margem para que seus dados sejam perdidos. E nós já falamos algumas vezes como as informações de uma empresa são de extremo valor. 

Por isso precisam ser protegidas com extremo cuidado. 

Não investir em um sistema de segurança eficiente 

Um sistema de segurança eficiente não apenas garante a proteção dos dados da empresa, como traz mais tranquilidade para a rotina dos colaboradores. Se você não tem um sistema realmente eficiente e adequado para o seu negócio, está correndo risco de sofrer um ataque hacker que pode levar até o fechamento do negócio.

Ao contrário do que muita gente, não são as gigantes os maiores focos dos criminosos, mas justamente os pequenos negócios que tendem a não investir nessa questão. 

Posicionar roteadores de forma incorreta

A posição dos roteadores interfere diretamente na velocidade da internet. Se eles estão posicionados de forma incorreta, provavelmente você terá problemas com internet lenta.

O ideal é que esse tipo de aparelho fique ao menos 1,80m acima do chão, e em um ambiente amplo. 

Deixar de lado a importância das senhas 

As senhas são essenciais para garantir a segurança dentro da empresa. Se você não cria senhas fortes e não tem uma rotina de segurança com elas, também está abrindo margem para ataques virtuais. 

É como deixar a chave da sua casa escondida embaixo do capacho. É algo tão simples e fácil, que qualquer ladrão consegue invadir seu lar. 

Por isso, é importante que você tome cuidado para não cometer esses e outros erros. 

Gostou de saber quais erros de TI devem ser evitados? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas!

Write A Comment

× Falar com Especialista!