O plano de recuperação de dados, também conhecido como plano de recuperação de desastres, é uma medida de proteção essencial para qualquer empresa. Independentemente do porte ou segmento.

Atualmente, quase todos os empreendimentos dependem da área de TI de alguma maneira. Seja porque seus documentos fiscais ficam armazenados em nuvem, ou, porque utilizam diferentes ferramentas para gerenciar dados financeiros, fiscais e contábeis.

Acontece, que são poucas que possuem um plano de recuperação de dados em caso de algum desastre. Isso pode ser desde um incêndio no escritório, até um vírus que invadiu a rede.

Por conta disso, elas estão suscetíveis a perderem todos os seus dados, o que irá prejudicar diretamente todo o funcionamento delas. Sem eles, a maioria não terá como reiniciar as operações, gerando um grande transtorno.

Quais as vantagens de ter um plano de recuperação de dados?

Ter um plano recuperação de dados, além de trazer mais segurança para o seu negócio, também pode trazer uma série de vantagens, tais como:

  • Tenha todos os dados salvos em um backup seguro

Uma das vantagens de investir nesse tipo de solução é que todos os dados serão salvos em um backup seguro, armazenado em um servidor fora da empresa. Dessa forma, mesmo que o local onde ela está instalada sofra algum desastre, tudo poderá ser recuperado rapidamente.

  • Redução de custos

Uma empresa sem um plano de recuperação de dados terá custos altíssimos caso perca as informações por conta de um ataque virtual ou desastre natural. Isso porque será necessário recomeçar tudo do zero.

Já com essa medida de proteção, os custos são reduzidos drasticamente.

  • Mais agilidade para retomar as atividades

Mais um dos diferenciais de contar com esse tipo de solução é que a retomada das atividades se torna mais rápida. Como todos os dados já estão salvos e organizados, a empresa consegue iniciar as operações novamente com mais rapidez, evitando assim que o negócio fique muito tempo parado.

Quais as tecnologias utilizadas no plano de recuperação de dados?

Dependendo do tipo de plano de recuperação de dados, várias tecnologias podem ser utilizadas. Uma das mais comuns é a de armazenamento em nuvem.

Ela permite que as informações fiquem armazenadas na web de forma segura, podendo ser acessadas de qualquer lugar.

Algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço também contam com equipamentos de reposição. Dessa forma, o seu negócio pode se manter funcionando até a compra de aparelhos definitivos para ele.

Outra tecnologia amplamente utilizada é a de múltiplos backups. Nela, são feitas cópias simultâneas dos dados da sua empresa. O principal objetivo desse tipo de aplicação é garantir que a maior quantidade de informações possível seja salva.

Agora que você já sabe qual a importância de ter um plano de recuperação de dados, não deixe de procurar uma empresa especializada para fazer o seu. Isso fará toda a diferença para a proteção do seu negócio, e a agilidade de tomar as operações em casos de crise.

Write A Comment

× Falar com Especialista!