Você sabia que implementar Soluções de TI no seu negócio pode ajudar na redução de custos? Além de otimizarem o dia a dia, elas podem melhorar uma série de processos, evitando assim despesas desnecessárias. 

Por conta disso, muitos empreendimentos têm investido nesse tipo de alternativa. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em 2017 esse tipo de investimento já representava quase 10% das receitas de organizações. 

Por isso, no post de hoje listamos algumas Soluções de TI para PMEs. Confira! 

  • Nuvem

O armazenamento em nuvem é uma das maneiras mais simples de reduzir custos de PMEs. Isso porque, a economia gerada em relação a estruturas de armazenamento é muito alta. 

Nesse caso a empresa não precisa se preocupar em comprar HDs ou pendrives. Tudo fica armazenado na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. 

  • Softwares de gestão 

Mais uma das Soluções de TI que você precisa implementar no seu negócio é um software de gestão. Com ele, é possível centralizar suas tarefas e departamentos, trazendo mais agilidade para o dia a dia do seu negócio. 

Com esse tipo de programa você pode controlar desde o fluxo de caixa do seu empreendimento, até o gerenciamento de estoque. E o bacana é que existem várias ferramentas do gênero que são acessadas via nuvem. 

Ou seja, você não precisa instalar nenhum programa. Tudo é feito de forma online, de qualquer dispositivo que acesse a web. 

  • Inteligência Artificial 

O uso de Inteligência artificial para automatizar tarefas também é uma das Soluções de TI mais em alta no momento. Por meio desse processo, as empresas conseguem se tornar mais produtivas, e até mesmo eliminar gargalos. 

A grande maioria dos erros e falhas que geram custos adicionais são de origem humano. Logo, quando você automatiza a tarefa, consegue diminuir drasticamente o índice de erros/falhas, o de retrabalho e consequentemente as despesas adicionais derivadas desses dois fatores. 

E a automação ainda permite que os colaboradores foquem em outras tarefas importantes, aumentando também a produtividade deles. 

  • Terceirização 

A verdade é que PMEs geralmente não possuem muitos recursos para manter uma equipe de TI própria. Logo, quando têm, acabam gastando muito. 

Nesse sentido a terceirização é uma excelente alternativa. Isso porque a empresa consegue ter profissionais sempre a disposição, mas por um custo bem menor do que se tivesse que registrar cada um deles. 

  • IoT 

A Internet das coisas é mais uma das Soluções de TI que tem ajudado empresas a economizarem dinheiro. Por meio da comunicação e integração de dispositivos que acessam a web, o empreendedor consegue garantir o melhor desempenho do seu negócio, evitando desperdícios. 

Por exemplo, uma máquina consegue programar a própria manutenção, evitando que você tenha que pagar caro no conserto. 

São várias opções de Soluções de TI. Tudo é uma questão de verificar as suas necessidades e avaliar a melhor alternativa. 

Quer saber mais sobre Soluções de TI que possam te ajudar a reduzir custos? Então aproveite para entrar em contato com a Techlise.