Você sabia que implementar Soluções de TI no seu negócio pode ajudar na redução de custos? Além de otimizarem o dia a dia, elas podem melhorar uma série de processos, evitando assim despesas desnecessárias. 

Por conta disso, muitos empreendimentos têm investido nesse tipo de alternativa. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em 2017 esse tipo de investimento já representava quase 10% das receitas de organizações. 

E com a atual situação econômica, todo tipo de solução para reduzir despesas é bem vinda. Mesmo depois de anos da grande crise econômica que afetou todos os segmentos do mercado brasileiro, muita gente ainda sente o impacto dela. 

Os insumos aumentaram de valor, manter funcionários se torna cada vez mais caro, e ainda é necessário destinar recursos para atualização das operações. Logo, reduzir custos para conseguir direcionar esse dinheiro de maneira mais eficaz é fundamental. 

Como as soluções de TI pode ajudar na redução de despesas das PMEs

As soluções de TI são excelentes formas de você conseguir reduzir custos dentro do seu negócio. Isso porque, por meio delas é possível ter mais controle sobre o seu empreendimento, e assim conseguir tomar as melhores decisões. 

Quem ainda utiliza muitas tarefas manuais dentro da empresa acaba não sabendo, de forma detalhada, tudo aquilo que acontece dentro do negócio. Mesmo no caso de uma PME, o volume de dados gerados é muito grande para qualquer pessoa conseguir gerenciar tudo manualmente. 

Ao implementar soluções de TI, você consegue ter todas as essas informações organizadas de maneira centralizada, o que agilizada muitos processos. Além disso, operações que antes demoravam muito tempo, podem ser executadas de forma automática, aumentando assim a produtividade do seu empreendimento. 

Confira algumas soluções de TI que podem ajudar o seu negócio a reduzir despesas! 

As soluções de TI são ideais para empreendedores que precisam reduzir gastos. Por isso, listamos algumas dicas de ferramentas e plataformas que você pode implementar no seu negócio. Confira!  

  • Nuvem

O armazenamento em nuvem é uma das maneiras mais simples de reduzir custos de PMEs. Isso porque, a economia gerada em relação a estruturas de armazenamento é muito alta. 

Nesse caso a empresa não precisa se preocupar em comprar HDs e pendrives. Tudo fica armazenado na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e qualquer hora. 

  • Internet mais veloz e estável 

Mais uma das formas de reduzir custos da sua empresa é investindo em uma internet veloz. Muitos empreendedores não contratam planos de web rápidos, por acharem que é um investimento muito alto. 

Contudo, esse tipo de investimento consegue diminuir os custos do seu negócio a médio e longo prazo. Afinal de contas, com uma web  rápida e estável todos os colaboradores poderão executar suas tarefas com mais agilidade, aumentando assim a produtividade. 

Além disso, tenha em mente que a lentidão da internet, ou até mesmo a queda da rede, gera mais despesas de forma direta e indireta. Se você fica sem internet por um dia inteiro, por exemplo, todas as operações irão parar ou atrasar, gerando gastos adicionais que não estavam previstos. 

  • Softwares de gestão 

Mais uma das Soluções de TI que você precisa implementar no seu negócio é um software de gestão. Com ele, é possível centralizar suas tarefas e departamentos, trazendo mais agilidade para o dia a dia do seu negócio. 

Com esse tipo de programa você pode controlar desde o fluxo de caixa do seu empreendimento, até o gerenciamento de estoque. E o bacana é que existem várias ferramentas do gênero que são acessadas via nuvem. 

Ou seja, você não precisa instalar nenhum programa. Tudo é feito de forma online, de qualquer dispositivo que acesse a web. 

  • Inteligência Artificial 

O uso de Inteligência artificial para automatizar tarefas também é uma das Soluções de TI mais em alta no momento. Por meio desse processo, as empresas conseguem se tornar mais produtivas, e até mesmo eliminar gargalos. 

A grande maioria dos erros e falhas que geram custos adicionais são de origem humano. Logo, quando você automatiza a tarefa, consegue diminuir drasticamente o índice de erros/falhas, o de retrabalho e consequentemente as despesas adicionais derivadas desses dois fatores. 

E a automação ainda permite que os colaboradores foquem em outras tarefas importantes, aumentando também a produtividade deles. 

Terceirização 

A verdade é que PMEs geralmente não possuem muitos recursos para manter uma equipe de TI própria. Logo, quando têm, acabam gastando muito. 

Nesse sentido a terceirização é uma excelente alternativa. Isso porque a empresa consegue ter profissionais sempre a disposição, mas por um custo bem menor do que se tivesse que registrar cada um deles. 

A empresa não precisa se preocupar, por exemplo, com o pagamento de tributos trabalhistas. Ela só pagará pelos serviços quando usar, o que acaba gerando uma grande economia para o empreendimento como um todo. 

  • Uso das mídias sociais para otimizar processos de vendas 

Quando um processo de venda demora muito, o empreendedor acaba tendo mais despesas. Seja por conta do pagamento de ações de marketing digital adicionais, ou até mesmo otimizando a jornada de compra. 

Por exemplo, é possível utilizar um software de gestão para integrar vendas no e-commerce com o sistema do ponto de venda. Dessa maneira, todos os pedidos, independentemente se eles são feitos na loja física ou online, são automaticamente encaminhados para o departamento responsável pelo estoque. 

Com isso, inclusive, é possível evitar erros como vender mais produtos do que realmente tem no estoque, e vários outros. 

  • IoT 

A Internet das coisas é mais uma das Soluções de TI que tem ajudado empresas a economizarem dinheiro. Por meio da comunicação e integração de dispositivos que acessam a web, o empreendedor consegue garantir o melhor desempenho do seu negócio, evitando desperdícios. 

Por exemplo, uma máquina consegue programar a própria manutenção, evitando que você tenha que pagar caro no conserto. 

São várias opções de Soluções de TI. Tudo é uma questão de verificar as suas necessidades e avaliar a melhor alternativa. 

Quer saber mais sobre Soluções de TI que possam te ajudar a reduzir custos? Então aproveite para entrar em contato com a Techlise

Write A Comment

× Falar com Especialista!