A automação robótica de processos, também chamada de RPA (Robotic Process Automation), é a aplicação de tecnologias que são regidas por instrumentos estruturados, bem como pela lógica de negócios. Ou seja, ela é composta por robôs ou softwares que são programados para executar tarefas automaticamente. 

Essa tecnologia é considerada indispensável nos dias atuais. De acordo com o relatório de previsões “Forecast analysis: robotic process automation, worldwide”, realizado pelo Gartner, até o final de 2020 mais de 90% das grandes organizações terão implantado alguma forma de automação de RPA. 

Além disso, o mercado de software RPA deve crescer para mais de US$3 bilhões até 2024. E ao contrário do que muitos empreendedores pensam, investir nesse setor não é uma possibilidade apenas para gigantes, mas também para pequenos e médios negócios. 

Quais os benefícios da automação robótica de processos?

A automação robótica de processos pode agregar uma série de benefícios para o seu empreendimento, tais como: 

  • Baixo-custo 

A implementação de bots de automação não exige altos investimentos monetários. Dessa forma, é possível automatizar diferentes processos do seu negócio, mas com baixos custos. 

  • Adaptação 

Mais uma das vantagens da automação robótica de processos  é a sua fácil adaptação. 

Ao contrário dos softwares de TI tradicionais que acabam ficando obsoletos com o passar do tempo, as soluções de RPA podem se adaptar às mudanças e novas situações que surgem no dia a dia do seu negócio. 

Ou seja, você terá uma inovação em constante atualização, conforme as necessidades da sua empresa. 

  • Otimização 

Além das vantagens acima, esse tipo de tecnologia também ajuda diretamente na otimização das operações do seu empreendimento. Isso porque, através dela é possível automatizar tarefas de alta ordem e repetitivas, que antes tomavam muito tempo de mãos humanas. 

Além disso, por serem automatizadas, a tendência é que o índice de falhas e erros seja muito menor. Dessa maneira, é possível reduzir a taxa de retrabalho dentro do seu negócio, bem como trazer mais produtividade para os diferentes processos. 

Tudo isso tendo total controle sobre as soluções de RPA. 

Diferença entre RPA, IA e Machine Learning

Quando falamos de inovações de automação, é comum que essas três tecnologias sejam confundidas. Mas, apesar de estarem diretamente ligadas à automação, elas são completamente diferentes. 

A RPA nada mais é do que uma tecnologia que automatiza tarefas por meio de regras preestabelecidas. Por sua vez, a IA é um conjunto de técnicas que buscam reproduzir (por meio de conceitos de matemática, programação, ciência da computação e estatística), nas máquinas, a forma como os seres humanos aprendem.

Já Machine Learning é uma das técnicas utilizadas dentro da IA. Por meio de algoritmos de aprendizado, as máquinas conseguem identificar padrões em dados e assim construir modelos preditivos. 

Ou seja, as três tecnologias envolvem a automação e possuem mecânicas diferentes. Mas, de modo geral, podem ser utilizadas em conjunto. 

Quer saber mais sobre como agilizar os processos dentro da sua empresa? Então aproveite e assine nossa newsletter para receber os melhores conteúdos de inovação e TI. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!