A transformação digital é uma tendência global que não pode ser ignorada. De acordo com uma pesquisa da Accenture, em 2020 os investimentos nessa área iriam representar aproximadamente 21% do orçamento das empresas B2B.

Além disso, um estudo da IFS revelou que durante a pandemia cerca de 70% das empresas aumentaram ou mantiveram esses investimentos, uma vez que as inovações tecnológicas ajudaram muitos negócios a sobreviverem a esse período tão delicado. 

Qual a importância de iniciar a transformação digital no seu negócio?

A transformação digital é um processo de agilização de processos através de tecnologias. Através dessa tendência é possível aumentar não apenas os resultados do seu negócio, como obter outros benefícios, tais como: 

  • Maior controle sobre as atividades;
  • Redução de custos;
  • Aperfeiçoamento das operações;
  • Aumento da capacidade e inovação;
  • Maior envolvimento com os clientes;

A transformação digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tanto que uma pesquisa do IDC (International Data Corporation) aponta que até 2022 serão gastos quase dois trilhões de dólares nessa área.

Mas esses gastos devem ser ainda maiores levando em conta que a pandemia também acelerou a aderência a essa tendência. Ou seja, quem não se adaptar a curto prazo corre o risco de ficar para trás no mercado. 

Dicas para promover a transformação digital do seu negócio

Promover a transformação digital dentro do seu negócio exige uma série de cuidados, uma vez que esse não é um processo linear. E para ajudar nós separamos algumas dicas. Confira!!

  • Cultura organizacional 

Muitos empreendedores pensam que o primeiro passo deve ser investir em novas tecnologias. Contudo, é preciso dar uma atenção especial para a cultura organizacional do seu negócio. 

Isso porque, para que sua estratégia de transformação gere bons resultados, ela precisa ser aderida pelos colaboradores de todos os níveis hierárquicos.  Logo, você precisa elaborar ações que ajudem a mudar o mindset dos funcionários de modo a auxiliar nesse processo.

  • Planeje as mudanças 

Para que essa transformação ocorra de maneira correta você não deve mudar as coisas da noite para o dia no seu negócio. Tudo precisa ser planejado. 

Antes de qualquer alteração na rotina você precisa entender as necessidades do seu negócio para verificar as melhores soluções. Somente depois desse levantamento você deverá planejar a melhor forma de fazer as mudanças necessárias, gerando menos transtorno para as rotinas da empresa. 

  • Busque profissionais que possam te auxiliar nesse processo

Quando falamos de transformação digital também é importante sempre buscar por profissionais especializados que possam te auxiliar. Tenha em mente que existe uma grande gama de inovações e mudanças que podem ser implementadas dentro da sua empresa.

Logo, é importante contar com um olhar especializado que possa te auxiliar a identificar as necessidades das suas operações, e posteriormente indicar as melhores soluções. Assim, será possível promover uma mudança em todos os aspectos do seu empreendimento, de maneira mais assertiva e produtiva. 

Quer mais dicas como essas? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!