Velocidade e resultado são fundamentais para se obter sucesso em um mercado em constante mudanças, sobretudo a mudança tecnológica que acontece cada vez mais rápido.

Neste contexto, é vital que as empresas se adaptem e aprendam como entregar projetos mais rápido do que nunca. Para isso, as metodologias de desenvolvimento devem ser melhoradas de forma a ajudar a encurtar o tempo de planejamento e produção dos produtos, sem perder a qualidade nas entregas.

Por isso, o Desenvolvimento Ágil tem sido a melhor opção para ajudar as empresas a administrar e dar forma às mudanças, pois os motivos para o sucesso da aplicação da cultura ágil são muitos e pode beneficiar os processos e resultados da empresa como um todo.

Neste artigo, vamos explicar melhor o Desenvolvimento Ágil. Confira!

Entendendo o Desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil é um conjunto de metodologias que incentivam a comunicação entre os membros de uma organização e a interação constante entre programadores e designers para a criação de soluções mais integradas.

O conceito de desenvolvimento ágil vai além, pois é antes de tudo uma mentalidade, a qual leva a determinados modelos de estruturação dos projetos de criação de softwares. É uma abordagem voltada para resultados, que potencializa a criatividade, a inovação e, principalmente, a flexibilidade.

Assim, o desenvolvimento ágil é uma abordagem em que softwares são desenvolvidos de forma colaborativa, com equipes multidisciplinares que têm um bom nível de autonomia na execução de seus trabalhos.

Quais os benefícios?

Desenvolvimento ágil está diretamente ligado na simplificação de projetos. Portanto, adotar o desenvolvimento ágil é sem dúvidas uma ação que trará diversos ganhos para sua organização.

Gerenciar a mudança de forma mais eficaz

Ao criar iterações menores, a equipe pode se concentrar em fornecer valor sem precisar obter todos os requisitos antecipadamente. No final de cada iteração, a equipe revisará o backlog de recursos e priorizará onde devem investir tempo no próximo sprint.

Melhor envolvimento do cliente

O Agile requer que os clientes estejam significativamente envolvidos no processo de desenvolvimento. Essa interação contínua reduz a confusão entre o que o cliente deseja e o que os desenvolvedores fornecerão.

Aumento na colaboração

Um dos principais princípios do manifesto ágil destaca que os indivíduos e interações devem ser mais importantes que processos e ferramentas. Assim, tanto a colaboração entre equipes, como a colaboração com os clientes tendem a crescer com a estratégia.

Maior produtividade

O Agile faz melhor uso de seus recursos, permitindo que eles comecem com mais rapidez e continuem produtivos.

Feedback do proprietário do produto

Com o trabalho dividido em sprints, é possível fornecer feedback antes, durante e depois de cada um.

Capacidade de reagir a mudanças

A alta capacidade de reagir a mudanças é outro grande benefício que a transformação ágil pode trazer para as empresas. Isso porque, um dos valores que o Agile representa é a possibilidade de adaptação de projetos. Ou seja, demandas e necessidades podem mudar e as organizações precisam estar prontas para atuar de maneira diferente para acomodar essas demandas que mudam rapidamente. A agilidade abraça e ensina as pessoas a aceitarem prioridades em constante mudança.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros textos interessantes ligados à tecnologia.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!