Todo projeto requer resultados alinhados aos objetivos definidos, assim como uma execução bem-feita, não é mesmo? Entretanto, isso é um grande desafio.

E justamente por isso, é que foram criadas as metodologias ágeis, pois, elas buscam facilitar esse processo.

As metodologias ágeis, a partir de algumas práticas, buscam um alinhamento melhor entre a equipe, uma comunicação mais clara, para a otimização dos processos e, assim, aumentar a eficiência da sua empresa, garantindo que os esforços alcancem o objetivo final.

A implementação das metodologias ágeis coloca a sua empresa em posição de destaque e à frente dos seus concorrentes.

Ficou curioso em saber mais sobre as metodologias ágeis? Então, continue a leitura, pois vamos falar sobre o conceito, a diferença das metodologias clássicas e os 3 métodos que podem alavancar o seu negócio. Confira.

O que são metodologias ágeis?

Cada vez mais as empresas visam processos mais eficientes. E com esse objetivo é que foram criadas as metodologias ágeis, pois, elas buscam resolver processos que estão em etapas de longa produção, problemas com definição de entregas, falhas de comunicação entre as equipes e a falta de coerência entre todos os colaboradores e os clientes.

Assim, as metodologias ágeis são um conjunto de ações que permitem uma maneira de gerenciar mais adaptável e flexível às mudanças, pois, elas são estruturadas em etapas de processos mais curtos, com entregas em menor tempo e frequentes, com foco na melhoria, na qualidade e no alinhamento da equipe.

As metodologias ágeis têm como base quatro pilares: comunicação; praticidade; alinhamento de expectativas e colaborações; adaptabilidade e flexibilidade, que visam simplificar a maneira de execução dos projetos, gerando resultados positivos para a empresa.

Qual a diferença entre metodologia clássica e metodologias ágeis?

As metodologias clássicas são estruturadas por processos mais longos, que demandam objetivos muito bem definidos, requer um alto nível de conhecimento acerca do projeto. E isso, traz previsibilidade de maneira tal que nos permite antecipar as atividades, os custos e os caminhos do projeto muito especificamente.

Enquanto as metodologias ágeis são mais indicadas em situações em que não há muitas informações sobre o projeto ou quando ocorrem muitas mudanças no ambiente, já que essas circunstâncias exigem que sejam encaradas as mutações e os problemas como naturais e inevitáveis.

Benefícios trazidos pelas metodologias ágeis

Com processos e sistemas otimizados e mais eficientes, obviamente a sua empresa terá mais vantagens. Vejamos algumas:

  • Mais rapidez nas entregas;
  • Maior qualidade do serviço;
  • Mais independência e produtividade por parte da equipe;
  • Maior personalização das soluções oferecidas.

Modelos de 3 metodologias ágeis

Depois de entender o conceito e os princípios das metodologias ágeis, e saber alguns dos benefícios que sua empresa pode ter ao utilizá-las, é hora de conhecer 3 dos principais tipos de métodos ágeis que podem ser aplicados em um projeto.

Scrum

  • Métodos ágeis mais populares;
  • Necessário ampla compreensão sobre a equipe e papéis bem definidos;
  • Auxilia na gestão e no desenvolvimento de projetos de curto prazo de entrega;
  • Cria ciclos, chamados de sprints.

Lean

  • Significa “enxuto”;
  • Foco na identificação e eliminação eficiente de desperdícios seja dentro da empresa ou na execução de projetos;
  • Gera redução de custos, diminuição na complexidade das tarefas realizadas, melhores resultados nas entregas, aumento de produtividade da equipe e um melhor compartilhamento de informações.

Kanban

  • Composto por checklists;
  • Oferece uma ótima visão de todo o projeto;
  • É um dos métodos mais ágeis e simples utilizados atualmente;
  • Realiza o gerenciamento de projetos com excelente poder de adaptação para qualquer tipo de negócio;
  • Principal objetivo é buscar a evolução, permitindo que a organização dos processos sejam feitos de uma forma visual.

Após a leitura, você viu que encontrar maneiras mais simples e eficientes para executar seus projetos é fundamental para ter sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!