As pessoas, em geral, quando ouvem falar em algoritmo pensam logo em computadores, tecnologia e até mesmo códigos difíceis de serem compreendidos. No entanto, o conceito e a aplicação são bem mais simples do que parecem.

Os algoritmos estão presentes no dia a dia por meio da tecnologia e o termo surgiu na matemática, ele caracteriza um conjunto de etapas que um software qualquer precisa realizar para chegar a um resultado.

É um conceito bastante importante para programadores, que usam a estratégia como uma forma de dividir problemas em passos que podem ser aplicados por computadores na realização de alguma tarefa específica.

No artigo de hoje vamos explicar um pouco mais sobre algoritmos. Vale a pena conferir!

O que são algoritmos?

Um algoritmo é uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente. Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.

Algoritmos são a base do processo de desenvolvimento de software e fazem parte das ferramentas pelas quais programadores criam estratégias para fracionar problemas em etapas e processos que podem ser traduzidos computacionalmente.

Dessa forma, o algoritmo se justifica no resultado que ele almeja alcançar, logo, deve ter um objetivo específico. Uma sequência de instruções simples pode se tornar mais complexa conforme a necessidade de considerar outras situações.

Assim, o algoritmo vai crescendo e ficando mais complexo para englobar todos os cenários possíveis. Também é relevante que a estrutura siga uma lógica sistemática, pois o código necessita ler linha por linha para que atinja o objetivo final.

Quais as estruturas de um algoritmo?

As estruturas de um algoritmo permitem que ele fique mais completo e capaz de englobar múltiplas situações para permitir que o resultado final seja alcançado. E são elas:

  • Variáveis: são as informações de entrada inseridas que determinam onde o algoritmo poderá ir. As mais comuns são texto, inteiro, lógico e real;
  • Comandos de repetição: consiste no uso de “se” e “enquanto”, para que o algoritmo saiba o que fazer quando determinados processos ocorrerem e o que fazer se eles mudarem.

Quais os principais benefícios proporcionados?

Mediação

O algoritmo busca fazer essa mediação mais equilibrada entre tudo que está disponível online e filtrar o que é mais relevante de ser exibido.

Automação

Os programas são compostos por sequências de algoritmos. Dessa forma, é essa sistematização que viabiliza todo tipo de softwares que facilitam a vida e também permitem a automação dos processos. A partir do Machine Learning, os processos são aprendidos pelas máquinas e reproduzidos, consistindo em um algoritmo complexo que faz a entrada e o processamento dos dados, em que a saída torna-se a entrada de uma estrutura e, assim, sequencialmente, fornecendo lógica e capacidade de aprendizado aos softwares.

Evolução

A evolução humana nas últimas décadas está totalmente atrelada à ideia de algoritmos. Aparelhos como smartphones, computadores, smart TVs e tablets funcionam com sistemas baseados em algoritmos. Conforme novos comandos e possibilidades de uso surgem, significa que mais aprimorados e complexos estão os níveis de instrução de um algoritmo. Assim como a tecnologia em si, as aplicações estão difundidas em diferentes áreas, como marketing, vendas, relacionamento, compras online, logística, financeiro etc.

Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros artigos interessantes como este! 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!