Provavelmente você já deve ter se perguntado o que é algoritmo. Diariamente as pessoas falam sobre esse termo que é tão utilizado dentro da programação.

Em uma simples pesquisa no Google até no sistema de anúncios do Youtube, os algoritmos estão presentes em toda a internet. E hoje vamos explicar à fundo o que eles são e sua importância dentro do mundo digital

Mas afinal, o que é algoritmo?

De forma bem simples podemos definir o algoritmo como uma receita. Ele é uma sequência lógica que instrui um programa ou IA a fazer alguma coisa. 

É ele que orienta o seu computador ou qualquer outro sistema a executar uma tarefa. Por isso ele é tão importante dentro da programação. 

Algoritmos que não são bem feitos, ou que possuem falhas, abrem margem para que o programa ou IA se comporte de maneira ineficaz. E é assim que acontecem os famosos bugs.

Por isso é fundamental contar com profissionais que tenham um conhecimento aprofundado nesse conceito, que possam desenvolver códigos que orientem os computadores ou dispositivos móveis a executarem tarefas corretamente com agilidade. 

Onde os algoritmos são utilizados? 

Atualmente os algoritmos estão presentes em tudo que envolve o mundo digital, e até mesmo em algumas coisas utilizadas há décadas. Por exemplo, a calculadora é um item presente na humanidade há muito tempo e que é um bom exemplo da aplicação das “receitas”

Quando você digita os números e a operação, basicamente está dando as orientações que esse dispositivo precisa para executar o cálculo necessário e entregar o resultado solicitado. 

Mas os algoritmos também estão presentes em outras situações. 

  • Buscas no Google 

Esse provavelmente é o exemplo mais popular que podemos dar para mostrar a presença do algoritmo no nosso dia a dia. 

O maior buscador do mundo utiliza o PageRank, um algoritmo com mais de 20 anos que é responsável por mostrar resultados assertivos conforme os termos buscados. Claro que essa não é a única “receita” que o Google utiliza, mas é provavelmente a sequência lógica mais antiga da empresa de tecnologia. 

  • Anúncios 

Esse, é outro uso muito comum e importantíssimo dentro do marketing digital. Todos os sistemas de anúncios atualmente utilizam algum tipo de algoritmo por trás. 

A dinâmica pode mudar conforme o sistema usado, mas basicamente o código capta as suas preferências (usando seus dados de navegação como base) e depois mostrar anúncios relacionados. 

  • Posts relacionados 

Sabe quando você começa a rolar o feed do seu Instagram, TikTok, Facebook ou outra rede social? Os conteúdos que ali aparecem também são resultados de um algoritmo.

Basicamente o que todas as redes sociais fazem é verificar os seus hábitos. Desde o que você curti/compartilha, até aquilo que é bloqueado. 

Dessa forma, elas conseguem direcionar novos conteúdos que tenham mais chances de atrair o seu interesse. 

Por isso é essencial conhecer os algoritmos para se destacar dentro da web. 

Gostou de saber o que é algoritmo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para manter-se sempre por dentro das novidades. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!