A inteligência artificial é uma inovação tecnológica muito presente no nosso dia a dia, apesar de muitas vezes passar praticamente despercebida. Ela consiste basicamente em um sistema que consegue simular, de maneira muito semelhante, a inteligência humana. 

Também chamado de IA (ou AI – artificial Intelligence, em inglês), esse avanço tecnológico se baseia em padrões de dados de amplos bancos de informações para funcionar. Além disso, esse tipo de sistema também consegue aprender novas coisas através da captura, processamento e análise de informações. 

E suas aplicações são as mais diversas na nossa rotina. 

Como a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia

Atualmente podemos dizer que encontramos a IA dentro do bolso ou bolsa da grande maioria das pessoas. Isso porque, essa tecnologia é utilizada de diversas formas no smartphone, tais como: 

  1. Nas assistentes virtuais como a Siri;
  2. No corretor automático;
  3. No Google Maps;
  4. Nas redes sociais;
  5. Nos sensores das câmaras.

Coisas simples do nosso cotidiano muitas vezes utilizam a inteligência artificial de alguma forma. Por exemplo, sabe quando você vai fazer uma pesquisa no Google e ele vai sugerindo termos de pesquisa conforme você digita? Isso é IA.

Outra situação comum onde essa tecnologia está presente é quando você vai ao banco e utiliza a biometria para acessar sua conta. Isso só é possível porque há um sistema inteligente por trás que reconhece sua impressão digital e a cruza com os dados armazenados em banco de dados e então autoriza o acesso.

Mas são inúmeros os casos onde a IA é utilizada. Hoje essa tecnologia é fundamental para nossa rotina.  

O futuro da IA

Quando se fala de inteligência artificial, uma dúvida recorrente é sobre o futuro dessa tecnologia. Será que um dia ela irá evoluir a tal ponto que as pessoas irão perder seus empregos? Ou até mesmo que a própria inovação “ganhe vida própria?”.

Certamente a tendência natural é que essa tecnologia seja aperfeiçoada a tal ponto de conseguir executar tarefas antes feitas por humanos. Mas, ao contrário do que muitas teorias conspiratórias dizem, ainda existe a necessidade de uma pessoa programando essa inteligência. 

Dizer que um dia poderemos ver uma “Rebelião das Máquinas” é no mínimo fantasioso. Mas é correto afirmar que estamos caminhando para um futuro cada vez mais ligado às IAs.

E algumas tendências já tem se destacado nesse sentido, tais como: 

  • IA na telemedicina 

A utilização dessa tecnologia na telemedicina pode ajudar não só no monitoramento e diagnóstico de pacientes, como promover uma prevenção mais eficiente. 

  • Segurança no trabalho

Atualmente já existem soluções que utilizam a IA juntamente com a Internet das Coisas (IoT) para garantir ambientes de trabalho mais seguros. Seja identificando quando maquinários necessitam de manutenção, até alertando trabalhadores sobre situações perigosas. 

  • Experiência do consumidor

O consumidor também deve ser cada vez mais beneficiado com a evolução da IA. Isso porque ela traz mais comodidade para as compras, e ajuda até mesmo a pessoa a prever o que precisará.

Hoje já é possível, por exemplo, receber sugestões de compras de assistentes virtuais que analisam o histórico de consumo. 

Ou seja, o futuro dessa tecnologia deve estar cada vez mais presente nas coisas simples do nosso dia a dia. 

Quer receber nossos conteúdos sobre tecnologia em primeira mão? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!