A rede sem fio se tornou praticamente indispensável nos dias atuais. Afinal de contas, ela consegue distribuir o acesso a internet para pessoas em diferentes locais de um prédio, mas, sem demandar de uma estrutura muito robusta.

Dificilmente você vai entrar em um lugar sem Wi-fi. Até mesmo a administração pública tem focado nesse aspecto, colocando esse tipo de internet em locais públicos, incluindo em meios de transporte.

Mas na sua empresa, a rede sem fio é segura? Muito se fala sobre proteger a infraestrutura física de empreendimentos, mas manter  a rede de acesso é igualmente importante. Principalmente levando em conta a relevância que esse tipo de estrutura digital oferece.

Por que a segurança da rede sem fio é tão importante?

Imagine que você está indo ao banco fazer o pagamento dos boletos dos fornecedores. Durante o caminho, alguém te observa e na hora que você se distrai e um criminoso rouba todo o dinheiro desses pagamentos.

Além do trauma de ter sido roubado, o empreendedor precisará se virar para pagar os fornecedores. Quando você não preza pela segurança da sua rede social, está suscetível a esse e vários outros problemas.

E pior ainda.  Mais informações importantes sobre o empreendimento estão expostas quando não um sistema de proteção. Dessa forma, o seu negócio pode acabar sofrendo todos os tipos de golpes, fraudes e crimes virtuais.

Por conta disso é tão importante se atentar a segurança da rede sem fio.

Quais são os problemas mais comuns em uma rede sem fio que não está protegida de forma adequada?

Quando você manter uma rede sem fio com a proteção baixa, ou sem qualquer tipo de sistema de segurança, corre o risco de ter uma série de problemas. Confira abaixo alguns dos principais.

  • Comunicação sem criptografia

Um dos problemas mais comum é a comunicação sem criptografia. Quando as mensagens do seu negócio não são criptografadas, qualquer um que tiver acesso a rede poderá ver os dados do empreendimento.

Desde dados financeiros até senhas. Com isso, as chances do seu negócio acabar tendo projetos importantes roubados são altas.

  • Não rastreamento de acessos

Mais um dos problemas que a falta de segurança na rede sem fio pode gerar é o não rastreamento de acessos. Quando você não implanta um sistema de proteção complexo, qualquer um pode ter acesso e fica praticamente impossível rastrear quem fez o que.

  • Transmissão de vírus

E claro que não podemos deixar de falar que uma rede sem fio com baixa segurança aumenta as chances de transmissão de vírus e malwares. E com isso, toda a estrutura virtual do seu empreendimento pode ser destruída em questão de minutos, desde documentos até dados bancários, gerando assim um prejuízo altíssimo que talvez nem seja possível recuperar.

Como você pode ver acima, manter uma rede sem fio com uma proteção baixa, oferece vários riscos para um empreendimento. Por conta disso, é essencial procurar uma empresa especializada em segurança de redes, que possa deixar a sua mais segura.

Write A Comment

× Falar com Especialista!