Está querendo ter um app para o seu negócio? Essa é uma excelente decisão, uma vez que desenvolver aplicativo pode ajudar no fortalecimento da identidade do seu negócio, e até mesmo estimular a fidelização de clientes.

E a demanda por esse tipo de solução é grande no mercado. Tanto, que há muitos profissionais atuando com o desenvolvimento de apps. Segundo a pesquisa “Economia de Aplicativos no Brasil” do Progressive Policy Institute (PPI), são mais de 318 mil de profissionais do gênero no Brasil.

Contudo, na hora de escolher uma empresa para desenvolver aplicativo, é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo alguns deles.

  • Verifique a experiência no mercado

A primeira coisa a se verificar é a experiência no mercado. O ideal é buscar por empresas que já tenham algum tempo no segmento, e que saibam as demandas dos usuários de aplicativos.

Desenvolvedoras novas tendem a cobrar mais caro, pois, podem usar os Jobs como laboratório de experimentação. Mas esses testes podem prejudicar a sua solução.

Então, prefira quem já tenha experiência no mercado.

  • Certifique-se da formação da equipe

Muitas empresas se dizem desenvolvedores profissionais, mas, não tem pessoas formadas e capacitadas na equipe. E isso também pode ser um ponto negativo na hora de desenvolver aplicativo.

Antes de contratar esse tipo de prestadora de serviço, também avalie a formação da equipe. Os integrantes devem ser certificados na área de desenvolvimento, para garantir o conhecimento técnico necessário.

  • Avalie a metodologia empregada no desenvolvimento de apps

Atualmente existem várias metodologias para desenvolver aplicativo. Contudo, o ideal é que você busque por métodos onde seja possível participar ativamente do desenvolvimento.

Esse tipo de abordagem permite que você fique próximo do processo de produção da solução, podendo dar sugestões e orientações sobre os pontos positivos, e aqueles que precisam ser melhorados.

  • Veja o portfólio de apps da empresa

Outro ponto importante na hora de contratar uma empresa para desenvolver aplicativo é ver o portfólio dela. Isso te dará uma excelente noção sobre a qualidade do trabalho da equipe, e também os tipos de diferenciais que o empreendimento oferece.

Essa também é uma alternativa para você avaliar a recepção dos apps pelo público-alvo. Então sempre dê uma olhada no portfólio, e até mesmo fale com clientes antigos da empresa.

  • Atente-se ao cronograma de entregas

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de desenvolver aplicativo. Logo, é necessário avaliar antes mesmo da contratação da empresa.

Verifique como ela elabora o cronograma de entregas dela. O ideal é que a desenvolvedora tenha entregas e testes periódicos, de modo a otimizar o desenvolvimento do projeto.

Com base nessas entregas contínuas, você pode verificar se o app realmente está atendendo as suas necessidades, ou se são necessárias modificações no projeto.

Lembre-se que desenvolver aplicativo exige amplo conhecimento técnico sobre o assunto, mas, também, em relação as necessidades dos usuários. Por isso, não deixe de verificar os pontos acima antes de escolher uma empresa de desenvolvimento!

Write A Comment

× Falar com Especialista!