Quando se trata de segurança da informação, uma das formas mais importantes de proteger seus dados é realizando o backup. Assim, é possível resguardar suas informações e recuperar qualquer dado caso algo não saia como planejado.

Em caso de falhas ou perda de dados importantes é fundamental ter uma cópia de segurança para recuperar as informações, evitando prejuízos financeiros e outros problemas.

Para uma empresa, a perda de dados pode significar muito mais que uma frustração, mas prejuízos enormes. Neste artigo, reunimos algumas informações importantes sobre o quão fundamental é manter suas rotinas de backup em dia. Confira!

O que é o backup

O backup é uma técnica de segurança digital que consiste em realizar uma cópia para se resguardar de possíveis falhas que comprometam as informações. Essa cópia pode contemplar sistemas operacionais, imagens, documentos, bancos de dados ou qualquer outro arquivo que julgue imprescindível para o funcionamento da sua empresa.

A finalidade do Backup é a recuperação de dados para restaurar informações em caso de perda dos arquivos originais, ou em caso de acidentes operacionais com os equipamentos.

Por essa razão, é recomendado que seja feito Backups recorrentes tanto no ambiente profissional quanto em arquivos de uso pessoal.

Por que a sua empresa deve se preocupar em fazer backups?

A importância do Backup está na proteção contra o risco de perda de dados e informações. Essa importância aumenta proporcionalmente em relação ao valor das informações a serem protegidas. Assim, os Backups passam a ter relevância muito maior em empresas que trabalham com dados e informações sensíveis, como dados bancários e dados pessoais de clientes. Atualmente, realizar cópias de segurança é uma atividade muito mais simples e acessível, devido à diversidade de recursos que a tecnologia disponibiliza. Nesse tocante, a estratégia de centralizar os Backups em um único ambiente pode trazer muitas vantagens para seu negócio, pois o acesso às cópias de segurança torna-se mais ágil, otimizando o tempo de restauração em casos emergenciais.

Automatize processos de backup para aumentar a segurança

Existem várias ferramentas ou softwares de automação Backup úteis e disponíveis no mercado. Elas oferecem, além da programação das cópias, a criptografia dos dados, dando maior transparência e segurança para você confiar seus dados a um sistema. É essencial pensar nestas opções, pois o backup manual sempre oferece mais riscos, pois está sujeito a falhas humanas diversas, como esquecimento, armazenamento indevido ou até mesmo conhecimento técnico insuficiente. Além disso, toma muito tempo e reduz a produtividade operacional. Por isso, são recomendadas práticas de automação dos processos de backups, de modo que ocorram de forma recorrente, respeitando as especificidades e regras do seu negócio.

Backup em nuvem

O backup em nuvem é a forma mais comum de realizar cópias em segurança de informações. O uso da Cloud (nuvem) para Backups, recuperação e restauração tornou-se mais seguro, confiável e econômico. Reduz os riscos de perda de dados, os custos com hardwares e o espaço físico necessário para armazenar essas informações.

O Backup em nuvem propõe a automatização das rotinas de cópias de segurança. Para utilizar este método, deve-se antes fazer um diagnóstico que aponte o espaço de armazenamento que será necessário, pois é isso que contratos em nuvem levam em conta. Essa ferramenta é capaz de entregar uma série de vantagens, como: flexibilidade, acessibilidade, centralização, mobilidade e aumento de espaço de maneira ilimitada.

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