Nunca foi tão importante proteger os dados de uma empresa. À medida que novas tecnologias surgem, modificam o cenário de consumo, a maneira como se coleta, armazena e utiliza dados de terceiros, sobretudo, dos clientes.

A tecnologia gerou impactos significativos e revolucionou o mercado, logo, a transformação digital proporcionou novas formas de fazer negócio e de realizar os processos produtivos. 

Nos processos de transformação digital, em que os dados estão no centro das decisões e estratégias, é preciso ter políticas transparentes. Afinal, eles carregam informações pessoais, muitas vezes sensíveis, que precisam ser protegidas contra fraudes, roubos, vazamentos e usos indevidos. E é aí que entra a importância de ter soluções para proteger os dados de sua empresa. Inclusive, há lei para isso, a LGPD, que é a principal legislação sobre proteção e privacidade de dados pessoais no Brasil, e toda empresa deve se adequar à ela.

Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha soluções eficientes para proteção dos dados e que também proporcionem mais credibilidade à sua marca. Quer saber como? Continue a leitura!

Dicas para proteção eficiente dos dados da sua empresa

Tenha softwares originais

Uma empresa deve possuir softwares originais, pois eles vêm com todas as garantias do fabricante, de acordo com o contrato para o usuário. Adotar softwares originais é de fundamental importância para qualquer negócio.

Atualize os softwares

De nada adianta investir em programas de softwares, mas não os manter atualizados.

Os softwares e sistemas operacionais devem sempre estar atualizados. A atualização do software corrige bugs e vulnerabilidades. Além disso, novas funcionalidades e melhor funcionamento são acrescentados pelo fabricante.

Evite o uso de mídias removíveis nos dispositivos

Ao inserir mídias removíveis como pendrive e CD, pode contaminar o computador com vírus e facilitar o roubo de dados. Portanto, oriente seus colaboradores a evitar o uso de dispositivos removíveis nos computadores corporativos.

Adquira o certificado SSL

O certificado SSL possibilita criptografar as informações de acesso, ou seja, protege as informações dos usuários que visitam o site, com o objetivo de evitar o vazamento de dados. Com ele, a sua empresa obtém mais confiança e proporciona segurança para os clientes, pois eles conseguem saber se o site é seguro, ao visualizar o ícone de um cadeado fechado ao lado da URL.

Tenha senhas fortes

Senhas fortes dificultam o acesso aos dados por invasores. É considerada uma senha forte, uma senha com no mínimo oito dígitos e que contenham caracteres especiais, números, letras minúsculas e maiúsculas. Além disso, é fundamental trocar as senhas periodicamente.

VPN

VPN é uma rede virtual privada, que é um recurso que possibilita a utilização de qualquer link de internet como um meio para a criação de um túnel seguro para se acessar dados corporativos, garantindo uma comunicação segura entre um computador e uma rede remota. 

Treine seus colaboradores

Os colaboradores devem estar treinados em relação aos aspectos de segurança de informação. Assim, a responsabilidade da segurança não fica restrita somente ao pessoal de TI, pois com funcionários orientados, eles terão consciência e entendimentos de como manter a segurança dos sistemas e softwares, criando um ambiente corporativo muito mais seguro.

Tenha pacotes de segurança

É muito importante que a empresa adquira pacotes de segurança, tais como firewall, antivírus, antispam, backups profissionais e soluções de disaster recovery. Para manter o ambiente seguro, vale a pena investir nestes pacotes de segurança.

Mesmo agora que você já conhece algumas soluções para manter a segurança dos dados de sua empresa,  é fundamntal contar com o auxílio de parceiros que ofereçam serviços de segurança e suporte, como a Techlise. Assim, você consegue garantir o máximo de proteção aos dados no seu ambiente empresarial. Entre em contato conosco!

Comments are closed.

× Falar com Especialista!