Não é novidade que as tecnologias vêm se desenvolvendo cada dia mais, por isso, conhecer as principais linguagens de programação é muito importante.

Linguagens de programação são padrões de codificação binária, com sintaxe e semânticas específicas, capazes de criar instruções para máquinas. Ou seja, do mesmo modo que o ser humano fala por meio de um idioma, o computador entende binário. E para que haja comunicação entre o humano e o computador é preciso um intermediário que é a linguagem de programação. Assim, é possível programar de uma forma que um compilador traduza as instruções para o computador (em binário).

Existem muitas e elas estão em constante processo de evolução. Foram criadas para solucionar algum problema específico da área computacional.

Pensando nisso, neste artigo você vai conhecer as 5 linguagens de programação para aprender em 2022.

Linguagens de programação

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação que executa no navegador. Ele transforma páginas da web em HTML estático em páginas da web interativas, atualizando conteúdo dinamicamente, validando dados de formulário, controlando multimídia, imagens animadas e quase tudo o mais nas páginas da web.

Phyton

Phyton é uma linguagem de programação cujo objetivo é facilitar a escrita de um código simples, limpo e legível pelos desenvolvedores. Por essa razão, o Python contém aspectos que possibilitam a escrita de um mesmo requisito em menos linhas de código do que outras linguagens de programação.

Nesse sentido, essa é uma linguagem interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientação a objetos e multiparadigmas. Ela pode ser utilizada em variadas circunstâncias, desde a construção de soluções web até aplicações que trabalham com o processamento de textos.

Java

Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. O Java é rápido, seguro e confiável. De laptops a datacenters, consoles de games a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, o Java está em todos os lugares!

O Java é uma tecnologia usada para desenvolver aplicações que tornam a Web mais divertida e útil. O Java não é a mesma coisa que o javascript., que é uma tecnologia simples usada para criar páginas Web e só é executado no seu browser.

O Java permite executar jogos, fazer upload de fotos, bater papo online, fazer tours virtuais e usar serviços, como treinamento online, transações bancárias on-line e mapas interativos. Se você não tiver o Java, muitas aplicações e websites simplesmente não funcionarão.

PHP

PHP é uma programação de código aberto e linguagem de script de servidor que é particularmente bem adaptada para criar páginas da web estáticas ou páginas da web dinâmicas ou pode ser aplicativos da web e pode ser incluída em códigos HTML. É usado para lidar com conteúdo complexo, bancos de dados e registro de sessão, bem como para criar sites inteiros de e-commerce.

O PHP é conhecido como Personal Home Page. A linguagem é muito fácil de aprender e usar, mas necessita de um conhecimento básico de HTML para conseguir desenvolver. Ela pode ser usada com praticamente qualquer banco de dados.

Ainda por se tratar de uma linguagem muito antiga, ela possui atualizações constantes e uma comunidade muito forte. Além de ser utilizada por mais da metade dos sites presentes na internet.

TypeScript

Typescript é uma linguagem de programação que adiciona novos recursos ao Javascript, isso é conhecido como superconjunto. Um superconjunto é escrito com base em outra linguagem de programação, aplicando melhorias à linguagem original. É por isso que o Typescript foi escrito sobre javascript para adicionar novos recursos. É necessário possuir conhecimentos sobre javascript, por se tratar de uma linguagem de programação baseada no javascript.

A vantagem dele comparado com javascript é pela facilidade de fazer manutenção em códigos extensos, além de ter funcionalidades diferentes que podem ser implementadas no código.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro em primeira mão de vários conteúdos interessantes como este, ligados à tecnologia? Então, assine nossa newsletter.

 

Comments are closed.

× Falar com Especialista!