Nos últimos tempos temos a tecnologia de containers tem se tornado assunto popular, pois cada vez mais o seu uso em data centers e ambientes de computação em nuvem tem crescido e ferramentas como Docker tem tido bastante destaque.

Assim, têm surgido algumas soluções de distribuições Linux baseadas em containers para sistemas embarcados. Mas, você sabe o que são containers e quais as suas vantagens? Pois é sobre isso que iremos explicar no artigo de hoje. Vale a pena conferir!

Entenda o conceito de Container Linux

Um container é um ambiente isolado utilizado para empacotar aplicações, que tem o objetivo de segregar e facilitar a portabilidade de aplicações em diferentes ambientes.

Um container contém um conjunto de processos que são executados a partir de uma imagem que fornece todos os arquivos necessários. Os containers compartilham o mesmo kernel e isolam os processos da aplicação do restante do sistema operacional.

Nos containers, você divide a responsabilidade isolando os processos de cada aplicação, garantindo assim que nenhum processo possa influenciar no funcionamento dos demais processos.

Neste contexto, o Container Linux é um conjunto de um ou mais processos organizados isoladamente do sistema. Todos os arquivos necessários para executá-los são disponibilizados por uma imagem distinta. Na prática, os containers Linux são portáteis e consistentes durante toda a migração entre os ambientes de desenvolvimento, teste e produção. Essas características os tornam uma opção muito mais rápida de usar do que os pipelines de desenvolvimento, que dependem da replicação dos ambientes de teste tradicionais.

O LXC (Linux Containers), é uma solução criada para ser executada sobre o sistema operacional Linux, de forma a implementar o containers de sistema ou de aplicativos. Ou seja, o Linux Containers é um projeto composto por bibliotecas e aplicações que fornecem um conjunto de ferramentas de linha de comando para criar e gerenciar a execução de containers no Linux.

Vantagens dos containers

Um container facilita a distribuição de aplicações e possibilita sua execução em ambientes totalmente diferentes. O processo de atualização de aplicações também fica mais simples, já que para atualizar uma aplicação e suas dependências basta atualizar a imagem do container.

Uma solução com containers escala muito melhor, sendo possível executar e controlar diversas instâncias de um container ao mesmo tempo.

O fator segurança também é importante. Se bem configurado, um container pode rodar de forma totalmente isolada do sistema operacional hospedeiro, aumentando a segurança do sistema.

Por fim, containers possuem melhor performance e economia de recursos quando comparados à solução de virtualização com máquina virtual.

Por que escolher a Red Hat para a adoção de containers Linux?

A tecnologia de containers foi criada pela comunidade. Portanto, trata-se de uma tecnologia open source, baseada em padrões abertos e voltada para a própria comunidade. Ao selecionar e implementar novas tecnologias, como containers, é importante encontrar um parceiro que entenda como inovar e participar ativamente nas comunidades open source, bem como levar tais tecnologias para a sua empresa de maneira acessível, além de oferecer total suporte.

A melhor forma de acelerar a inovação é ser parceiro de empresas que têm soluções e serviços baseados em projetos open source, com padrões abertos e voltados para a comunidade. Além disso, é importante ter um parceiro confiável e que não gere dependência. Esse parceiro de tecnologia é a Red Hat.

A Red Hat tem um longo histórico de colaboração com a comunidade open source, a fim de tornar tecnologias abertas, como os containers, mais seguras, estáveis e confiáveis, com garantias e suporte 24 horas. Com as tecnologias da Red Hat, você não terá dúvidas na hora de implantar e usar os containers. A Red Hat fornece uma plataforma de containers integrada para a implementação de aplicações em multi container com orquestração total.

A Techlise Soluções busca sempre entregar aos seus clientes o que há de melhor em tecnologia e inovação, e pensando nisso nos tornamos Partner Red Hat. Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão informações importantes como esta.

Comments are closed.