Cada vez mais vemos pequenas empresas adotando cloud computing, mas, você já parou para pensar o por quê?

Cloud computing para pequenas empresas continua a crescer em popularidade, principalmente, pelo baixo custo inicial e os benefícios que podem incluir maior eficiência, acesso em qualquer lugar, fluxo de caixa melhorado e riscos reduzidos durante uma crise.

Com tanta facilidade, comodidade e, sobretudo, benefícios oferecidos por essa tecnologia, é difícil imaginar por que uma empresa não migraria para a nuvem.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a tecnologia cloud computing e os seus principais benefícios para pequenas empresas. Confira.

O que é cloud computing?

Praticamente tudo o que consumimos na internet hoje em dia vem de serviços e aplicativos amparados na tecnologia cloud computing, como o armazenamento de arquivos, streaming de música e vídeos, redes sociais, entre outros.

Cloud computing é muito simples, é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos. Tal tecnologia é uma maneira dinâmica de se ajustar às necessidades de recursos de TI ao seu negócio de maneira simples, segura e econômica.

Vantagens de se usar cloud computing

Mais flexibilidade

Cloud computing para pequenas empresas traz maior flexibilidade aos seus negócios. Há vários aplicativos baseados em nuvem que podem ajudar você a fazer as coisas com mais eficiência. Isso proporciona à equipe maior flexibilidade para fazer um login, trabalhar em conjunto em praticamente qualquer lugar, em computadores ou dispositivos móveis. Esse tipo de flexibilidade por meio da nuvem permite resolver problemas de processos de negócios rapidamente, adicionando novas ferramentas ao seu kit de ferramentas conforme necessário.

Escalabilidade para crescer com o seu negócio

Hoje a sua empresa pode ser de pequeno porte, mas você certamente pretende aumentá-la. E para não correr o risco de crescer rapidamente e ultrapassar sua infraestrutura, existem soluções baseadas na nuvem que podem não apenas solucionar suas necessidades hoje, mas também acompanhar seu crescimento e auxiliar você no futuro.

Reduz o risco em caso de imprevisto

Mover seus principais dados e processos de negócios para a nuvem fornece a proteção necessária para garantir que você não perca informações importantes ou funcionalidades quando ocorrer um imprevisto, alguma eventualidade. O armazenamento em nuvem externo significa que você ainda pode ter as informações necessárias, mesmo que não consiga acessar fisicamente seu próprio equipamento.

Libera seus recursos de Ti

Otimizar os processos de uma empresa é de fato muito importante, entretanto, é preciso ter um cuidado especial com as finanças. Exatamente por isso, quando a sua empresa adota um serviço de computação em nuvem, ela usufrui de toda a infraestrutura física (hardwares, servidores, sistemas, etc.), mas paga somente pelo que utilizou, sem a necessidade de os elementos computacionais responsáveis por melhorar o desempenho das máquinas. A gestão dos serviços computacionais e da informação ficam por conta do provedor de cloud computing, o que também reduz os custos com membros especializados.

Reduz custos de negócio

Inserir seus dados na nuvem não exige que sua empresa adquira equipamentos e nem mesmo procedimentos complicados. O custo de entrada de serviços de cloud computing é baixo, permitindo que sua empresa tenha acesso a armazenamento de dados seguro e tecnologias de ponta.

Com soluções de cloud computing, sua empresa não precisará ter gastos excessivos com licenças e renovações de software.

A computação na nuvem exerce um papel importante na gestão de custos das empresas. A partir da redução de despesas com espaço físico, refrigeração e energia, a companhia ganha também em termos de sustentabilidade, o que gera prestígio entre os clientes.

O cloud computing é flexível e escalável e, por isso, ajuda na redução de custos com manutenção. À medida que sua empresa cresce, não será necessário adquirir novas máquinas. Basta solicitar que seu provedor atualize o serviço, oferecendo uma capacidade maior.

Gostou do conteúdo deste artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos sobre tecnologia em primeira mão.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!