Dentro do mundo corporativo é comum vermos várias siglas serem aplicadas para a designação de cargos. Entre as mais conhecidas está o CEO. Mas existe outro cargo, o de CIO, que também é de extrema importância dentro de um empreendimento. 

Principalmente levando em conta que hoje as tecnologias se tornaram indispensáveis em qualquer tipo de negócio. E nesse post, vamos explicar o que significado dessa sigla, e sua importância dentro de um empreendimento. 

O que é CIO? 

CIO  é a sigla para Chief Information Officer, que em português significa diretor de Tecnologia da Informação (TI). Esse é o gestor responsável por todos os assuntos relacionados a informática da empresa. 

Desde atualização de equipamentos, até a utilização de novos softwares dentro do empreendimento. 

Qual a importância do CIO dentro do seu negócio? 

O CIO é indispensável dentro de qualquer empreendimento. Isso porque, é ele que ficará responsável por todas as questões da área de TI.

É ele que deverá desenvolver estratégias que de uso de tecnologias, de modo que os objetivos da empresa sejam alcançados. Além disso, ele também é responsável por toda a questão de análise de informações e de resolução de gargalos dentro do setor de tecnologia da informação. 

Para isso, o profissional pode elaborar indicadores de performance, bem como desenvolver políticas de uso de informações do empreendimento. Entre os diferenciais que esse tipo de especialista pode oferecer estão. 

  • Melhorar a gestão de equipes de TI

Com a orientação do CIO, as equipes de TI podem atuar de forma mais eficiente. Isso porque, esse profissional irá trabalhar constantemente para compreender as demandas do negócio e alinhá-las com a atuação de cada colaborador. 

Dessa maneira, os times de TI poderão atuar em sintonia com o empreendimento, alcançando assim as metas com mais facilidade. 

  • Administrar os recursos de maneira eficiente 

Outra vantagem de contar com esse tipo de especialista no seu negócio é que ele poderá administrar os recursos da área de TI, de forma mais eficiente. Por meio dos conhecimentos especializados, ele saberá exatamente quais ferramentas, pessoas e até infraestrutura que é necessário para o empreendimento obter os melhores resultados. 

E o melhor de tudo é que ele fará isso sempre respeitando o orçamento determinado pela empresa. 

  • Aumentar o potencial da área de TI

Mais um dos benefícios de contar com um CIO na sua empresa é que ele irá ajudar a aumentar o potencial da área de TI.  Isso porque, graças aos seus conhecimentos na área, ele poderá dar um foco estratégico para o setor. 

Ele também irá elaborar estratégias focadas, de modo que a empresa consiga aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, bem como adquirir novas ferramentas e serviços de maneira assertiva. Dessa forma, é possível evitar que o seu negócio acabe investindo recursos de TI de forma errada. O CIO é indispensável dentro de qualquer empreendimento, bem como uma boa equipe de TI. Quer saber mais sobre como tornar este departamento ainda mais eficiente? Então aproveite para entrar em contato com a Techlise.

Banner Conheça nossos projetos

Write A Comment

× Falar com Especialista!