Criptografia vem do grego, com a junção das palavras kryptós e gráphein, que significam respectivamente oculto e escrever, ou seja, escrita oculta.

Criptografia é a prática de codificar dados do usuário para que só o destinatário possa ler. 

É uma ferramenta fundamental para que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre às informações, sem sofrer com possíveis riscos de segurança.

Preparamos esse artigo com informações preciosas para que você possa entender mais sobre criptografia e a sua importância para a sua empresa. Acompanhe!

O que é criptografia?

Criptografia é definida como um recurso tecnológico utilizado para enviar mensagens em forma codificada, de maneira que apenas o emissor e o receptor sejam capazes de ter acesso aos dados, visando reforçar a segurança de um arquivo ou mensagem. 

Ou seja, a criptografia cria código para os dados de forma que eles fiquem com uma linguagem sem sentido, para que não sejam compreendidos. 

Como funciona a criptografia?

A chave criptográfica é compartilhada entre usuários, como um conjunto de bits que fundamenta-se em um algoritmo, que irá codificar e decodificar as informações. Assim, o receptor da mensagem precisa usar uma chave compatível com a do emissor para ter acesso à informação recebida.

Há dois métodos de criptografia: 

  • criptografia simétrica ou criptografia de chave secreta: quando a mesma chave é usada para criptografar e decodificar uma mensagem.
  • criptografia assimétrica, ou criptografia de chave pública: um par de chaves, uma chave pública para criptografar a mensagem e uma chave privada para decodificá-la.

Apesar de serem chaves distintas, elas têm a mesma função de criptografar ou de decodificar os dados transmitidos. 

Criptografia e VPN

VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada construída usando a infraestrutura de uma rede pública, por onde é possível interligar redes privadas distintas e criar uma rede particular através de túneis virtuais por onde trafega a informação.

Ou seja, a VPN é descrita como um túnel. Durante o seu uso, os computadores em ambas as pontas do túnel de internet criptografam os dados, que serão descodificados pelo destinatário através da chave. 

Mas, uma VPN não aplica a criptografia apenas por um par de chaves, protocolos também são usados para proteger o tráfego.

O emprego de VPNs nas empresas é uma realidade e a sua implementação pode assegurar comunicações seguras em redes inseguras. 

Por que a criptografia é importante para a sua empresa?

Você tem bons motivos para usar essa proteção.

A criptografia é super importante para que você e sua empresa tenham proteção redobrada de dados, mesmo em backups e uso de políticas de criação de senhas.  

O uso da criptografia permite que você:

  • proteja os dados sigilosos armazenados no computador; 
  • assegure propriedade intelectual; 
  • previna roubo de dados por hacker ou cibercriminoso; 
  • proteja o acesso indevido aos dados em máquinas roubadas; 
  • crie um campo no computador em que todas as informações gravadas são automaticamente criptografadas;
  •  preserve os backups contra acessos indevidos; 
  • proteja as comunicações realizadas pela internet, como transações bancárias e troca de e-mails; 
  • proteja dados armazenados em nuvem.

A criptografia é, portanto, uma ferramenta indispensável, que garante a segurança dos dados e evita transtornos à sua empresa.

Gostou do artigo? Assine nosso newsletter e saiba como garantir a segurança na rede de sua empresa.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!