Ao falarmos de desenvolvimento de softwares e web, as linguagens de programação mais populares atualmente são Python, Java, JavaScript e C++. Aprender uma linguagem de programação pode trazer inúmeros benefícios, seja para começar uma carreira no mercado tecnológico ou para aprimorar suas habilidades em programação de sites e aplicações.

Esse aprendizado é capaz de aprimorar suas competências técnicas e sua capacidade de solução de problemas, além de contribuir para a busca por um emprego com remuneração adequada.

Com mais de 700 opções de linguagens de programação disponíveis, pode ser um desafio escolher qual delas aprender primeiro. Em última análise, a escolha depende do que você está tentando desenvolver por meio da programação. Para ajudá-lo a entender melhor as suas opções, este artigo irá resumir as principais características das dez melhores linguagens de programação para aprender em 2023.

1. JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada de alto nível, utilizada principalmente para desenvolvimento web. Ele permite a criação de páginas dinâmicas, que reagem aos eventos do usuário. Além disso, o JavaScript é a linguagem mais popular entre os desenvolvedores, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Stack Overflow em 2021.

JavaScript é utilizada tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor. No lado do cliente, ele é usado para criar interatividade em sites, como validação de formulários, menus suspensos e animações. No lado do servidor, o Node.js permite que o JavaScript seja utilizada para criar servidores web, permitindo o desenvolvimento de aplicativos web em tempo real.

2. Python

Python é uma linguagem de programação interpretada, de alto nível e orientada a objetos. É uma das linguagens de programação mais fáceis de aprender e tem uma sintaxe simples e legível. Python é utilizada em muitas áreas, como ciência de dados, inteligência artificial, análise de dados, desenvolvimento web e automação de tarefas.

A popularidade do Python cresceu nos últimos anos, devido à sua grande comunidade de desenvolvedores, bibliotecas e frameworks. Ela é utilizada por empresas como Google, YouTube, Instagram e Spotify.

3. Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, de alto nível e compilada. É uma das linguagens de programação mais populares e utilizadas no mundo, devido à sua segurança, portabilidade e grande comunidade de desenvolvedores.

Java é utilizada para criar aplicativos de desktop, aplicativos para dispositivos móveis, jogos e aplicações empresariais. Ele é amplamente utilizado em empresas, instituições financeiras e organizações governamentais.

4. C++

C++ é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos e compilada. É uma extensão da linguagem C e é utilizada principalmente para desenvolvimento de software de sistemas, como sistemas operacionais, drivers de dispositivo, software de redes e jogos.

C++ é uma linguagem complexa e exige um alto nível de habilidade dos desenvolvedores. É amplamente utilizada em empresas de tecnologia, como Google, Amazon, Microsoft e Facebook.

5. PHP

PHP é uma linguagem de programação de script, de código aberto e amplamente utilizada para desenvolvimento web. Ele é usado principalmente para desenvolver sites dinâmicos e aplicativos web. O PHP é executado no servidor e pode ser usado para coletar dados de formulários, gerar conteúdo dinâmico e se comunicar com bancos de dados.

PHP é uma linguagem de programação popular e é utilizada por empresas como Facebook, Wikipedia e WordPress. Ela é uma das linguagens mais fáceis de aprender para desenvolvimento web e tem uma grande comunidade de desenvolvedores.

6. C#

C# é uma linguagem de programação orientada a objetos, de alto nível e compilada. Foi desenvolvida pela Microsoft e é utilizada principalmente para desenvolvimento

de aplicativos Windows, jogos e aplicativos empresariais. C# é uma linguagem semelhante a Java e é utilizada em conjunto com a plataforma .NET da Microsoft.

C# é uma linguagem popular e é utilizada por empresas como Microsoft, Dell e Intel. Ele tem uma sintaxe clara e é fácil de aprender para desenvolvedores que já conhecem outras linguagens orientadas a objetos.

7. Ruby

Ruby é uma linguagem de programação interpretada, de alto nível e orientada a objetos. Ela é utilizada principalmente para desenvolvimento web e é conhecida por sua sintaxe clara e concisa. O Ruby é usado para desenvolver aplicativos web, automação de tarefas e análise de dados.

Ruby tem uma grande comunidade de desenvolvedores e é utilizada por empresas como Airbnb, GitHub e Shopify. Ela tem uma sintaxe simples e é fácil de aprender, o que a torna uma ótima escolha para iniciantes em programação.

8. Swift

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple para desenvolvimento de aplicativos iOS, macOS, watchOS e tvOS. Ele é uma linguagem moderna, segura e rápida, que substituiu o Objective-C como a linguagem principal para desenvolvimento de aplicativos iOS.

Swift tem uma sintaxe clara e é fácil de aprender. Ela é utilizada por desenvolvedores de aplicativos iOS em todo o mundo e é apoiada pela comunidade de desenvolvedores da Apple.

9. TypeScript

TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto, desenvolvida pela Microsoft. É uma extensão do JavaScript e adiciona recursos como tipagem estática, interfaces e classes ao JavaScript. A TypeScript é utilizada principalmente para desenvolvimento web e é executada no lado do cliente ou no lado do servidor.

TypeScript é uma linguagem popular utilizada por empresas como Slack, Asana e Airbnb. Ele tem uma sintaxe semelhante ao JavaScript, o que o torna fácil de aprender para desenvolvedores que já conhecem o JavaScript.

10. Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação de código aberto, desenvolvida pela JetBrains. Ela é utilizada principalmente para desenvolvimento de aplicativos Android e é uma linguagem moderna, segura e expressiva.

Kotlin é uma linguagem popular utilizada por empresas como Google, Trello e Uber. Ela é fácil de aprender e tem uma sintaxe clara e concisa, o que a torna uma ótima escolha para iniciantes em programação.

Conclusão

Existem muitas linguagens de programação disponíveis atualmente, cada uma com suas próprias características e usos específicos. JavaScript, Python, Java, C++, PHP, C#, Ruby, Swift, TypeScript e Kotlin são algumas das linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas. Se você está começando a aprender programação ou quer se especializar em uma área específica, é importante escolher a linguagem de programação certa para o seu projeto. 

Esperamos que este tutorial tenha ajudado você a entender as características e usos das linguagens de programação mais populares e a tomar uma decisão informada sobre qual linguagem usar para seus projetos. Se gostou envie para seus amigos e não deixe de acompanhar o nosso blog, temos conteúdos semanais sobre as principais tendências do mercado.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!