A otimização de processos é uma técnica que objetiva alavancar os resultados de seus negócios e torná-los mais eficientes.

O desejo de toda empresa é melhorar os seus resultados. Assim, uma das formas de alcançar isso é através do uso de ferramentas de otimização de processos.

Os avanços tecnológicos contribuem muito para que seja possível tornar os processos mais eficientes e, assim, aumentar a produtividade, reduzir gastos e custos a partir de ferramentas de gestão de processos que se baseiam em técnicas e metodologias que visam facilitar os trabalhos de gestão.

Neste post vamos mostrar quatro ferramentas para otimização de processos. Acompanhe.

Control Charts

O gráfico de controle é uma ferramenta utilizada para prevenir e detectar problemas nos processos analisados, a fim de fornecer dados para diagnósticos mais eficazes.

O gráfico de controle é usado quando se deseja analisar como um processo muda ao longo do tempo e, por isso, os dados são inseridos de forma cronológica.

E quando usar um gráfico de controle?

  • Ao controlar processos em andamento, encontrando e corrigindo problemas à medida que ocorrem;
  • Ao prever a gama esperada de resultados de um processo;
  • Ao determinar se um processo é estável (em controle estatístico);
  • Ao analisar os padrões de variação do processo de causas especiais (eventos não rotineiros) ou causas comuns (embutidas no processo);
  • Ao determinar se o seu projeto de melhoria da qualidade deve ter como objetivo prevenir problemas específicos ou fazer mudanças fundamentais no processo.

PDCA

O ciclo PDCA é uma importante ferramenta que auxilia na promoção da melhoria contínua dos processos. Nesta ferramenta o sistema é organizado de forma que as atividades são avaliadas frequentemente e o feedback obtido permite o aperfeiçoamento das ações.

A própria sigla PDCA corresponde a forma como o sistema é organizado, etapas de atividades em ciclo: Plan (planejamento), Do (execução), Check (checagem) e Act (ação).

Assim, inicialmente ocorre o planejamento, que dependerá do seu objetivo ao fazer uso dessa ferramenta. A execução é o momento de colocar em prática o que foi definido. A checagem consiste em avaliar a execução, observar os resultados, acompanhar os indicadores e levantar informações e garantir se o que foi planejado está sendo cumprido. E a ação é a fase de avaliação dos resultados e da execução do processo.

Juran’s Trilogy

A Trilogia Juran é conhecida como Trilogia da Qualidade e é apresentada como um meio de gerenciar pela qualidade.

A Trilogia Juran é uma maneira universal de pensar sobre qualidade e tem como base três processos universais: planejamento da qualidade; controle de qualidade e melhoria da qualidade.

Six Sigma

Six Sigma é uma metodologia desenvolvida pela Motorola e a General Eletrics, é uma série de práticas aplicadas em uma empresa a fim de eliminar defeitos a partir da redução da variação dos processos, utilizando ferramentas estatísticas e da qualidade.

Com a utilização de ferramentas para otimização de processos é possível que a sua empresa gere resultados mais eficazes e assertivos. Quer mais dicas como essas? Assine nossa newsletter.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!